Mealhada: Autarquia paga compensações a operadores de transportes sob protesto

698
Paços de Concelho, Mealhada.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Câmara da Mealhada aprovou, por maioria, o pagamento da compensação exigida pelos dois operadores de transporte no município, no valor global de cerca de 291 mil euros.

Segundo um comunicado, esta medida mereceu, contudo, “a contestação do próprio executivo, uma vez que o não pagamento poderia significar a paragem dos transportes no concelho.”

A Comunidade Interminicipal da Região de Coimbra e os municípios “foram surpreendidos com a apresentação de uma estimativa, para este ano, de compensações pedidas pelos operadores de transporte, com a justificação do serviço não ser economicamente autossustentável”. Um dos operadores apresentou um pedido de compensação de 1,8 milhões e outro de 4,7 milhões de euros.

A região “decidiu assumir uma parte pelos serviços essenciais, repartir de forma igual por todos os municípios de 30% do défice total e distribuir os restantes 70% proporcionalmente ao número de quilómetros em cada município”.

No caso da Mealhada, caberá o pagamento de 32.359 euros a um operador e 259.233 euris ao outro.

Discurso direto

“É uma vergonha o que está a acontecer, mas não temos alternativa sob pena das nossas crianças não terem autocarros para irem para as escolas, como, de resto, já foi dito pelos próprios operadores. É mais um presente envenenado que recebemos do Governo. As concessões de transporte passaram para as Comunidades Intermunicipais e para os municípios e agora somos confrontados com estes pedidos de compensações que temos que pagar ou ficamos sem serviço. Não concordamos. Estes 291 mil euros têm impacto nas nossas contas e já o transmitimos à Administração Central. Este é um problema que tem que resolver. Não têm que ser os municípios a suportar o custo da mobilidade intermunicipal. Se queremos um país mais coeso, a Administração Central tem que assumir a sua quota parte deste problema: não podem ser só os municípios a fazer este esforço financeiro para garantir, por exemplo, os transportes das crianças para as escolas – António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.