Dois Marine Marker’s encontrados na praia de S. Jacinto detonados pela Marinha

3162
'Marine Marker' desativado em Aveiro.

A equipa de Inativação de Engenhos Explosivos do Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº 1 da Marinha foi ativada, esta quinta-feira, para S. Jacinto, Aveiro, após a deteção de dois engenhos na praia.

Segundo um comunicado, a equipa de mergulhadores realizou a identificação e neutralização de dois ‘Marine Marker’, engenhos fumígenos utilizados em ambiente marinho para sinalização de posições.

A operação, que foi coordenada pelo Capitão do Porto de Aveiro, terminou após a detonação no local.

“Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento. Na sua composição contém fósforo branco que na presença de oxigénio deflagra (inicia combustão a alta temperatura), podendo causar queimaduras graves se em contacto com a pele”, alerta a Marinha.

Mesmo em aparente estado estável e seguro, este tipo de engenhos poderá encontrar-se acionado e totalmente funcional contendo ainda parte da sua carga.

“Aquando da sua deteção estes engenhos não devem ser manuseados e/ou removidos devendo informar-se de imediato as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112”, recomenda a Marinha.

Publicidade, Serviços & Donativos