Mais de meia tonelada de amêijoa apreendida em Aveiro

1342
Foto da GNR.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro apreendeu 556 quilos de amêijoa-japonesa subdimensionada no concelho de Aveiro.

“No decorrer de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de captura, transporte e armazenamento de bivalves, os militares da Guarda detetaram um indivíduo de 44 anos a transportar, numa viatura, os moluscos bivalves sem as medidas regulamentares mínimas”, refere um comunicado.

A ação resultou na identificação da empresa proprietária dos bivalves, tendo sido elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 37.500 euros.

O auto foi remetido para a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

A GNR aproveita para relembrar “que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.