Locomotiva a vapor no ‘Comboio histórico’ do Vouga

8380
Locomotiva a vapor E214.
Comercio 780

Uma locomotiva a vapor vai ser “a grande novidade” da edição de 2019 do ‘Comboio histórico’, que tem circulado durante o verão na Linha do Vale do Vouga, nomeadamente no ramal Aveiro – Águeda.

Anúncio feito pelo presidente da Câmara Municipal de Águeda ao intervir na última sessão da Assembleia Municipal.

Jorge Almeida adiantou que a CP irá concretizar “um sonho com muitos anos” das gentes aguedenses, dos entusiastas da ferrovia centenária e da autarquia local.

“Ainda durante abril vamos ter a locomotiva a vapor no ‘Comboio histórico’, isto é absolutamente fantástico. Será um projeto de nível internacional, graças à participação de muita entidades: a CP, a Infraestruturas de Portugal, os governantes que tutelam. Fico muito contente, vamos fazer uma grande festa. Parece uma brincadeira, mas poderá tornar-se algo muito sério”, referiu o edil.

O ‘Comboio histórico’ começou há três anos, fazendo percursos turísticos entre as estações de Aveiro e Águeda, com vários momentos de animação etnográfica e gastronómica, sem esquecer a visita ao museu ferroviário de Macinhata.

Depois do lançamento em 2017, a composição constituído por uma locomotiva diesel Alstom e três carruagens dos primeiros anos do século XX esteve em vias de não circular no Verão do ano passado, devido a uma grave avaria da locomotiva Alsthom 9004 e à falta de pessoal na Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) para proceder à reparação.

Problemas, entretanto, ultrapassados, tendo-se registado um aumento dos percursos para fazer face ao interesse demonstrado pelos turistas e visitantes.

A utilização de uma locomotiva E214 reparada pela CP (na foto) foi apontada como uma forte possibilidade (ver artigo relacionado).

Entretanto, o município de Águeda está a procurar fazer um arranjo urbanístico na zona da estação, decorrendo negociações com proprietários de terrenos abrangidos. “Estamos para fechar um conjunto de processos ali à volta”.

Artigos relacionados

E214 operacional para comboio histórico no Vouga (Webrails.tv)

Mais um ano de comboio histórico. E agora?

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780