Lista de candidatos a deputados provoca ‘baixas’ no PSD distrital

2758
Conselho Nacional do PSD, 30 de julho de 2019.

No PSD, internamente, algumas estruturas distritais e locais estão a digerir mal as listas de candidatos à Assembleia da República nas eleições a 6 de outubro. Aveiro não é exceção, com informações que apontam para baixas na comissão política distrital (CPD).

Henrique Araújo, secretariado adjunto na distrital, anunciou hoje que decidiu colocar o lugar à disposição, focando-se na atividade partidária de Ovar, onde é vice-presidente da concelhia. Está disponível, também, para continuar como adjunto do presidente da Câmara, Salvador Malheiro, que é o líder distrital do PSD.

“Não aceitei abraçar nenhum projeto Nacional do PSD, e vou colocar à disposição o meu mandato que tenho na CPD do PSD de Aveiro e naturalmente desejo os maiores sucessos a estrutura Nacional e Distrital mas estou apenas disponível para continuar o projeto político e partidário do PSD de Ovar, é aqui que eu quero estar, é aqui que sinto que tenho obrigação e dever de estar, e enquanto os militantes no seu todo assim o entenderem eu estarei”, refere numa comunicação partilhada nas redes sociais.

No rescaldo do Conselho Nacional de terça-feira, surgiram notícias de outras duas demissões em Aveiro, nomeadamente de Rui Vilar, líder da concelhia de Arouca, e Álvaro Ferreira, vice-presidente da estrutura de Oliveira do Bairro.

O dirigente arouquense pediu mesmo para não integrar a lista de candidatos por não surgir em posição elegível, como refere uma notícia do jornal RodaViva.

Em declarações ao Diário de Aveiro (notícia não disponível online), Salvador Malheiro admitia que o processo de formação da lista “é extremamente doloroso” para “satisfazer as pretensões legítimas de todos”, considerando “natural” que surja “alguma insatisfação”. Garantiu, ainda assim, o “máximo de equilíbrios possíveis” para ir ao encontro dos critérios (renovação,competência, distribuição territorial e lealdade ao projeto nacional).

(em atualização)

Artigo relacionado

Aveiro/ Legislativas: António Topa (2º) e Vitor Martins (3º) nos lugares cimeiros da lista do PSD