Oliveira do Bairro: Revelados os projetos vencedores do OP municipal

1543

A edição de 2019 do Orçamento Participativo (OP) de Oliveira do Bairro contou com “mais propostas, mais votantes e mais projetos contemplados”.

Os resultados foram conhecidos em reunião de executivo camarário, tendo sido escolhidos quatro das 12 propostas sujeitas a votação.

Segundo Duarte Novo, presidente da Câmara, merece destaque o “crescimento” da iniciativa, que teve “mais propostas a votação, que passaram de 4, em 2018, para 12, o que é excelente”. Assim como a “grande diversidade dos projetos apresentados, que vão desde a cultura à ação social, passando pelo ambiente, inovação tecnológica e desporto.”

A autarquia tem 163.000 euros para distribuir pelos vencedores.

O projeto mais votado, com 847 votos, foi proposto por João Martins e consiste na instalação de um elevador portátil nas Piscinas Municipais de Oliveira do Bairro, destinado a pessoas com mobilidade reduzida/condicionada, no valor de 10.000 euros.

Em segundo lugar ficou o projeto “Criação de Banco de Brinquedos Didáticos para Crianças com Necessidades Educativas Especiais e/ou Aprendizagem”, a instalar na Biblioteca e Polos de Leitura do Concelho, proposto por Ana Skrypets, com o valor de 8.610 euros.

A proposta de Marinela Fernandes, para a criação da “Rota Pedestre BTM”, foi a terceira mais votada. Trata-se de um percurso pedestre, devidamente assinalado no terreno, que percorrerá as três vilas da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, passando pelos seus centros habitacionais e parques de lazer, no valor de 18.000 euros.

O último projeto eleito no âmbito da edição de 2019 do Orçamento Participativo de Oliveira do Bairro, foi proposto por Sara Santos e passa pela construção de dois campos da modalidade desportiva de Padel, no Parque Desportivo de Oliveira do Bairro, no valor de 85.000 euros.

O valor somado destes quatro projetos, que foram os mais votados, atinge os 121.610 euros, restando ainda 41.390 euros do orçamento.

O quinto projeto mais votado apresenta um valor de execução de 70.110€ (construção de uma área de serviço para autocaravanas na vila da Palhaça), que ultrapassa em 28.720€ o valor ainda disponível. Neste caso, caberá ao município decidir se avança, ou não, com o valor em falta, ou então se reformula o projeto, caso isso seja possível, de forma a executá-lo com a verba remanescente.

Publicidade, Serviços & Donativos