Jovens do intercâmbio “Express U!” rumam a Aveiro

1019
Erasmus + Juventude.

“Express U!” é um projeto inserido na ação de Intercâmbio de Jovens do programa de Erasmus+ Juventude em Ação e irá decorrer em Aveiro.

Estarão presentes 40 jovens de 5 países estrangeiros (Espanha, Itália, Estónia, Letónia e Macedónia) e 8 aveirenses, para colocar a “Veneza de Portugal” a debater e promover a diversidade, a tolerância e a inclusão social entre os jovens.

De 6 a 10 de novembro, contando com uma atividade de planeamento em setembro com 2 membros de cada país, o “Express U!” tem como principal objetivo promover a tolerância e a inclusão social entre os jovens através da cultura, com enfoque na dança. Serão 5 dias de partilha de experiências, de debate da importância destes valores sociais e, acima de tudo, de muita promoção da multi e interculturalidade. Alertando para a crise migratória atual, para os refugiados e para a ameaça aos valores europeus, o “Express U!” será um espaço seguro de promoção da igualdade.

Este projeto é promovido pelo Erasmus+ e pela DCTR- Associação Cultural. A DCTR- Associação Cultural sediada em Aveiro desenvolve várias atividades de formação, criação e programação na área das artes do espetáculo, com enfoque na dança.

A dualidade cultura-educação é a sua base de trabalho e a Educação Não Formal (ENF), é vista como um polo de desenvolvimento do indivíduo como pessoa, profissional e cidadão, tão importante como a Educação Formal e a Informal. Um dos principais objetivos da DCTR é promover a inclusão social nas escolas e na comunidade, ajudando a tornar a arte mais acessível a todos.

Mais informação em https://dctr.pt

O Intercâmbio de Jovens insere-se na ação de Mobilidade do programa da Juventude em Ação do Erasmus+ e permite aos jovens “desenvolver competências; tomar consciência de tópicos/áreas temáticas socialmente pertinentes; descobrir novas culturas, hábitos e modos de vida e reforçar valores como a solidariedade, a democracia e a amizade (…)”. O processo de aprendizagem nos Intercâmbios de Jovens assenta nos métodos de educação não-formal e são os próprios participantes, apoiados por líderes de grupo, que executam um programa de trabalho por si concebido e preparado antes do Intercâmbio.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780