Jacinto projeta ‘todo-o-terreno’ autónomo e elétrico para gestão florestal e combate a incêndios

1110
Jacinto, veículos de combate a incêndios.

A Jacinto, fabricante especializado em veículos d combate a incêndios com sede em Esmoriz, Ovar, está envolvida no desenvolvimento de um veículo elétrico, autónomo e todo-o-terreno capaz de executar tarefas no âmbito da gestão florestal e combate a incêndios.

O projeto de Investigação & Desenvolvimento (I&D) designado ‘E-Forest’ tem a partição de outros parceiros, como a empresa Bold Robotics e a Universidade de Coimbra.

Perspetiva-se que o veículo todo-o-terreno, autónomo e 100% elétrico esteja dotado de inteligência artificial, sensores tecnologicamente avançados e módulos/ferramentas para a realização de múltiplos trabalhos florestas (gestão da biomassa, combate a incêndios, vigilância e limpeza de terrenos, etc).

Complementarmente, pretende-se desenvolver uma plataforma de produção e armazenamento de eletricidade, recorrendo à energia solar, que seja capaz de carregar automaticamente o veículo no local de intervenção, através da troca de baterias.

O consórcio acredita que o veículo a desenvolver seja capaz de contribuir para “a diminuição das catástrofes e incêndios florestais a que se tem assistido um pouco por todo o mundo, sendo este o principal motivador” do projeto ‘E-Forest’, que é apoiado pelo Programa COMPETE 2020 ao garantir 838 mil euros num investimento elegível de cerca de 1,3 milhões de euros.

Continuar para ler informação completa na newsletter do programa COMPETE 2020.

Artigo relacionado

Camião elétrico que combate incêndios sem bombeiros vence Prémio Inovação

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780