Camião elétrico que combate incêndios sem bombeiros vence Prémio Inovação

2356
'Eco Camões', Jacinto.
Comercio 780

Uma viatura desenvolvida pela empresa Jacinto, de Esmoriz, Ovar, ganhou pela terceira vez o ‘Prémio de Inovação’ atribuído na Segurex, a principal feira de segurança e proteção em Portugal, onde foi apresentada em estreia mundial.

Depois das distinções atribuídas em 2011 e 2015, o galardão da edição de 2019 recaiu no ‘Eco Camões’, o carro de combate a incêndios comandado à distância através de painel remoto, eléctrico (300 quilómetros de autonomia) e que permitirá intervenções em cenários de risco elevado para os bombeiros.

Com quatro horas de bomba contínua, a viatura já em fase de produção tem capacidade para 10.000 litros de de água e 1.200 litros de espuma, circulando em tracção integral 6×6.

O projecto foi desenvolvido na Jacinto com a participação do Instituto Politécnico de Leira na área de software e do Laboratório de Tecnologia Automóvel, ao nível de certificação.

A empresa, que faz montagem de veículos de combate a incêndio e outras viaturas especiais, beneficiou de um apoio do Portugal 2020 através de uma candidatura de 1,6 milhões de euros.

O veículo, que custa entre 800 a 900 mil euros, de caraterísticas únicas no mundo, será levado em 2020 à INTERSCHUTZ, na Alemanha, a maior feira do mundo de carros de incêndio e segurança.

A Jacinto tem 130 colaboradores e um volume de negócios de 25 milhões de euros, exportando mais de 70 por cento dos veículos que produz para de 28 países.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780