IPSS de Estarreja recebem apoio municipal para investimentos

1596
Câmara de Estarreja.
Smartfire 728×90 – 1

A Câmara de Estarreja atribuiu, recentemente, uma verba de 234.168 euros para apoiar investimentos em curso em seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

As verbas destinam-se a encargos com viaturas, grandes reparações e outras infraestruturas.

Ainda durante 2018 está previsto transferir 109.363 euros, contemplando projetos com execução em curso na Rede Social do Município de Estarreja.

Os restantes 124.805 euros serão transferidos em 2019 e anos seguintes.

Parte dos subsídios destinam-se a projetos de sustentabilidade ambiental e eficiência energética, contribuindo, assim, também para a sustentabilidade económica das instituições ao recorrerem à instalação, por exemplo, de painéis fotovoltaicos e bombas de calor.

As candidaturas são avaliadas no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo (RMMA), que define “toda a dinâmica dos apoios e incentivos à atividade” das IPSS.

Além da “importância fulcral no desenvolvimento social do território” e do apoio social às franjas mais desprotegidas, a Câmara de Estarreja justifica as ajudas financeiras com o “peso enorme” das instituições “na economia social local e na empregabilidade da população.”

A edilidade avançou, entretanto, com um novo apoio técnico a IPSS que têm  respostas na área dos idosos. Ao abrigo do ‘Programa Viver +’ será desenvolvido o projeto ‘ativIDADE’ para dinamizar aulas de gerontomotricidade.