Indústria do calçado leva ‘Roteiro do Conhecimento’ a escolas do norte do distrito

779
Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.

Tendo como objetivo “divulgar o potencial da indústria do calçado”, “valorizar o território e atividades locais” e “potenciar a indústria local”, o ‘Roteiro do Conhecimento’ está a promover ações de sensibilização em 86 escolas de Felgueiras, Guimarães, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira.

Jornal APICCAPS *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O excesso de consumo e a relevância das decisões que todos os dias tomamos afetam o planeta, o primado da responsabilidade social e da sustentabilidade, o apoio à economia local, os materiais do futuro ou a importância da indústria de calçado em Portugal são alguns dos tópicos que a APICCAPS (associação mais representativa da indústria do sector do calçado) deseja abordar junto de milhares de jovens alunos.

“Esta é uma grande oportunidade para apresentarmos a indústria de futuro e sensibilizarmos desde cedo os mais jovens para o tema da sustentabilidade”, considera Paulo Gonçalves, coordenador desta iniciativa, enquadrada no projeto ‘BioShoes4All’, que conta com o apoio do Governo português e da Comissão Europeia no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O ‘Roteiro do Conhecimento’ terá uma duração de três anos e enquadra-se no Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030 que pretende transformar a indústria do calçado na “referência internacional e reforçar as exportações portuguesas, aliando virtuosamente a sofisticação e criatividade com a eficiência produtiva, assente no desenvolvimento tecnológico e na gestão da cadeia internacional de valor, assim garantindo o futuro de uma base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva”.

  • Dados da Comissão Europeia concluem que até 2030, a indústria europeia da moda vai necessitar de 500 mil novos colaboradores, sendo essa uma realidade que afeta países como Espanha, França, Itália e Portugal;
  • Numa primeira fase, as iniciativas dirigiram-se aos alunos do 1º ciclo, mas serão igualmente abordados alunos do 2º e 3º ciclos. Destaque para o papel das autarquias das zonas de forte concentração da indústria do calçado, que são “autênticas parceiras deste Roteiro do Conhecimento e que desempenham um papel de grande relevância no desenvolvimento da programação pedagógica”.
  • A fileira do calçado é responsável por 40.730 trabalhadores (dados de 2022), tendo em 2022 criado 3.259 postos de trabalho (crescimento de 8,7%).

* Ler artigo completo.

Projeto ‘Roteiro do Conhecimento’ em destaque no CTCP Podcast

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.