Uma sociedade atenta e consciente dos desequilíbrios

869
Dia do Município de 2024, Albergaria-a-Velha.
Dreamweb 728×90 – Video I

A verdadeira prosperidade só é possível quando é acompanhada por justiça social. Devemos ser uma sociedade atenta e consciente dos desequilíbrios, comprometida em agir solidariamente para corrigi-los.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

É com grande honra e gratidão que me dirijo a todos vocês neste dia tão especial, dia em que voltamos a assinalar e celebrar mais um aniversário do nosso Município, são 189 anos de história da qual nos devemos orgulhar.

Solenemente, também estamos aqui reunidos para prestar a nossa homenagem àqueles que se destacam pela dinamização de atividades e ações que contribuíram para o aumento do prestígio do nosso Município.

Albergaria-a-Velha, foi – e continua as ser – um ponto estratégico que liga o norte e sul do nosso país, premissa que permitiu ao nosso Concelho desenvolver-se através desta vantagem competitiva. Somos hoje uma das plataformas logísticas de entrada na Europa, condição que nos permite encarar com bastante positivismo o desenvolvimento nas próximas décadas.

O desenvolvimento económico foi um dos motores da transformação social no nosso Concelho, impulsionado pelo árduo trabalho e visão empreendedora dos nossos cidadãos. Das antigas rotas comerciais às modernas empresas que hoje prosperam no nosso território, somos um Concelho resiliente, que pode olhar para o futuro com esperança, pois temos uma comunidade vibrante e empreendedora.

São exemplo desta dinâmica algumas das entidades hoje agraciadas:

A PRIFER, empresa presente em mais de 10 países, que se destaca através de tecnologias de produção de última geração e emprega + de 130 colaboradores. Uma empresa competitiva, exportadora e geradora de valor acrescentado, que contribui largamente para que albergaria seja um dos 30 concelhos mais exportadores do país.

A CASA DOS LEITÕES Angeja, referência nacional, um negócio familiar com base nas nossas tradições , tornando se atualmente num dos principais embaixadores gastronómicos do Concelho.

Ambos recebem hoje, com todo o mérito, a Medalha de Mérito Municipal. Neles gostaria de dirigir também um agradecimento a todo o tecido empresarial do nosso concelho. Obrigado pelo valor acrescentado de que são geradores.

A cultura hospedeira e solidária característica da nossa história tem um forte impacto na cultura nossa comunidade. Somos um concelho com enorme capacidade de integração, que acolhe todas as pessoas com igualdade e respeito, impulsionados pelo dinamismo das nossas empresas e pelo trabalho das nossas Associações e IPSS, que fazem um extraordinário trabalho de resposta social.

As IPSS são fundamentais no atendimento às necessidades das pessoas, garantem resposta imediata, de proximidade e eficaz.

Somos um Município socialmente coeso e inclusivo, em muito devido ao esforço e dedicação de grandes mulheres e grandes homens que todos os dias dão um pouco de si aos outros.

No concelho de Albergaria-a-Velha existem no total de 13 IPSS que prestam um serviço de valor incalculável à nossa comunidade, dando na área infantil resposta a mais de mil crianças e na terceira idade a mais de 400 pessoas.

Hoje, de entre todas, prestamos homenagem a 9 IPSS, que por razão da sua data de fundação e data de aniversário cumprem os requisitos do regulamento para a atribuição da medalha de Mérito Municipal. Às restantes IPSS, quero também dirigir este agradecimento, pois a idade é um número e no terreno o vosso serviço é igualmente valioso.

É, portanto, com muito orgulho e um sentimento de agradecimento profundo que o Município presta esta merecida homenagem, agradecendo aos Órgãos sócias e às centenas de colaboradores que compõem as vossas equipas.

Estou certo de que é através do aprofundamento desta cultura de trabalho em rede do Município que será possível dar uma resposta ainda mais rápida e eficiente.

Gostaria também de deixar uma palavra de apreço aos nossos Escuteiros de Angeja e a todos os grupos de Escutismo do Concelho, agentes formadores da nossa comunidade, há décadas a transmitir e incutir nos nossos jovens os valores da justiça, igualdade e respeito pela natureza. O sincero obrigado do Município de Albergaria-a-Velha.

Permitam-me que termine com uma breve nota:

A verdadeira prosperidade só é possível quando é acompanhada por justiça social. Devemos ser uma sociedade atenta e consciente dos desequilíbrios, comprometida em agir solidariamente para corrigi-los. A capacidade de criar riqueza deve ser acompanhada pela sua justa distribuição, garantindo que todas as pessoas possam partilhar os frutos do desenvolvimento.

Neste dia nobre, renovamos o nosso compromisso com os valores que nos definem: ambição, dedicação, empatia, solidariedade e justiça!!

Que possamos continuar a trilhar este caminho juntos, construindo um futuro ainda mais promissor para Albergaria-a-Velha e para todos os que aqui vivem e às gerações vindouras. Um Município que se afirma cada vez mais como local certo para viver e empreender,

Bem haja a todos e a todas!

* Presidente da Câmara de Albergaria-A-Velha. Discurso na sessão solene do Dia do Município.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.