Ílhavo: Limpeza dos passadiços da Praia da Barra concluídos

737
Praia da Barra, Ílhavo.
Smartfire 728×90 – 1

Os trabalhos de remoção das areias dos passadiços da Praia da Barra foram concluídos esta quinta-feira, dia 2. Esta ação teve como objetivo garantir a acessibilidade pedonal, incluindo a visitação por parte de pessoas com mobilidade reduzida, assegurando, em simultâneo, a conservação da natureza.

O trabalho foi concluído após uma posição consertada com grupos ambientalistas – QUERCUS e Movimento “Não Lixes” – e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que foi clara para a execução da limpeza destas estruturas, com o propósito de direcionar a circulação pedonal, evitando outros percursos livres pelas dunas, preservando-as.

A APA informou o Município de Ílhavo que, após a época balnear, irá procurar novas soluções para a manutenção dos passadiços. Estudar-se-ão intervenções mais duradouras, tendo em consideração o facto de os passadiços terem, ao longo dos últimos anos, desempenhado outra das suas funções, o da consolidação do cordão dunar.

Terminada a intervenção na praia da Barra, estão já a decorrer os mesmos trabalhos de limpeza na praia da Costa Nova do Prado, bem como os da substituição dos passadiços danificados em frente aos bares de praia, num investimento 100% a cargo do município.

No âmbito do projeto “Município de Ílhavo – destino Turístico Acessível”, estão a ser criadas duas zonas de sombreamento, uma em cada praia. Tratam-se de estruturas que proporcionarão zonas de descanso e de usufruto da paisagem marítima.

Os restantes trabalhos e equipamentos que asseguram a época balnear, nomeadamente chuveiros, lava-pés, recipientes para deposição de resíduos, estão também a ser executados.

Este é um investimento municipal que visa a segurança de todos os munícipes nas praias da Barra e da Costa Nova do Prado, bem como de todas as outras pessoas que usufruem destes espaços e que diariamente nos visitam.

Câmara de Ílhavo

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.