Ílhavo: Limpeza dos passadiços da Praia da Barra concluídos

1063
Praia da Barra, Ílhavo.
Comercio 780

Os trabalhos de remoção das areias dos passadiços da Praia da Barra foram concluídos esta quinta-feira, dia 2. Esta ação teve como objetivo garantir a acessibilidade pedonal, incluindo a visitação por parte de pessoas com mobilidade reduzida, assegurando, em simultâneo, a conservação da natureza.

O trabalho foi concluído após uma posição consertada com grupos ambientalistas – QUERCUS e Movimento “Não Lixes” – e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que foi clara para a execução da limpeza destas estruturas, com o propósito de direcionar a circulação pedonal, evitando outros percursos livres pelas dunas, preservando-as.

A APA informou o Município de Ílhavo que, após a época balnear, irá procurar novas soluções para a manutenção dos passadiços. Estudar-se-ão intervenções mais duradouras, tendo em consideração o facto de os passadiços terem, ao longo dos últimos anos, desempenhado outra das suas funções, o da consolidação do cordão dunar.

Terminada a intervenção na praia da Barra, estão já a decorrer os mesmos trabalhos de limpeza na praia da Costa Nova do Prado, bem como os da substituição dos passadiços danificados em frente aos bares de praia, num investimento 100% a cargo do município.

No âmbito do projeto “Município de Ílhavo – destino Turístico Acessível”, estão a ser criadas duas zonas de sombreamento, uma em cada praia. Tratam-se de estruturas que proporcionarão zonas de descanso e de usufruto da paisagem marítima.

Os restantes trabalhos e equipamentos que asseguram a época balnear, nomeadamente chuveiros, lava-pés, recipientes para deposição de resíduos, estão também a ser executados.

Este é um investimento municipal que visa a segurança de todos os munícipes nas praias da Barra e da Costa Nova do Prado, bem como de todas as outras pessoas que usufruem destes espaços e que diariamente nos visitam.

Câmara de Ílhavo

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.