Ílhavo: Encomendado estudo para “reforçar centralidade urbana” da Gafanha da Nazaré

768

A Câmara de Ílhavo adjudicou uma aquisição de serviços para a elaboração do “masterplan para reforço da centralidade urbana da Gafanha da Nazaré”, a cidade portuária do concelho, ajustando projetos já existentes.

O gabinete MPT – Mobilidade e Planeamento do Território foi escolhido pela autarquia ilhavense para elaborar uma proposta. O preço contratual é de 55.000 euros, tendo como prazo de execução 244 dias.

Segundo o caderno de encargos, o trabalho deve partir da “análise às premissas do projeto já existente para a Avenida José Estêvão, Rua Gago Coutinho e Rua António Nobre, por forma a que o desenvolvimento do masterplan possa suportar um ajuste a este projeto, bem como adequar-se às premissas que se pretende ver respondidas no âmbito da definição de uma centralidade urbana para a cidade da Gafanha da Nazaré”.

A Câmara espera um contributo para a “definição do enquadramento estratégico de base ao tratamento da informação sobre a área de intervenção, nomeadamente sobre as suas componentes físicas, sociais, económicas e do ponto de vista de ordenamento do território e planeamento urbano, estabelecendo-se uma análise à situação atual, para aferir os objetivos a atingir, o impacto expectável das intervenções a realizar, as relações urbanas a estabelecer, os agentes envolvidos, os problemas existentes e as soluções estratégicas adequadas, os cenários de intervenção e as condicionantes para o desenho urbano a adotar”.

Os autores do estudo devem ter em conta “conclusões das sessões de participação desenvolvidas com a comunidade”, nomeadamente para de possívels “soluções”, e apresentar “uma estimativa geral do custo das intervenções propostas”, com “indicação de fontes de financiamento” e de “potenciais parceiros a envolver por forma a facilitar a implementação preconizada para a zona de intervenção”.

“Melhorar o espaço público”

Em recente comunicado a pretexto do balanço dos primeiros dois anos de mandato, o presidente da Câmara João Campolargo anunciou que estava a ser elaborado este estudo estratégico para o centro da Gafanha da Nazaré, para “que pondere novas dinâmicas no território”.

“Os objetivos passam por melhorar o espaço público na envolvente desde a Igreja Matriz, a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, cemitério, até à Fábrica das Ideias, criando uma centralidade até hoje inexistente, num território que se foi desenvolvendo, maioritariamente, em torno de um eixo viário, a Avenida José Estêvão, sem uma centralidade vincada, e sem um espaço preferencial para o encontro da comunidade”, explicou.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.