Ílhavo cria ‘Prémio Municipal de Arquitetura’

744
Paços de Concelho, Ílhavo.

A Assembleia Municipal de Ílhavo aprovou, por unanimidade, a proposta da Câmara para criar um ‘Prémio Municipal de Arquitetura’.

Segundo um comunicado, a iniciativa camarária pretende “reconhecer projetos de grande qualidade, que dignifiquem, cada vez mais, o nosso território, como espaço de boas práticas, no que respeita à arquitectura”.

A Assembleia Municipal aprovou o Regulamento do Prémio de Arquitectura de Ílhavo, para o qual a autarquia recebeu “o contributo da Secção Regional Centro da Ordem dos Arquitectos, bem como da Delegação Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros, num reforço positivo daquele que é um esforço para reconhecer as boas práticas no âmbito de uma atividade com um impacto tão demarcado no território.”

O prémio terá a sua primeira edição já este ano, referente às intervenções que tiveram lugar nos últimos quatro anos (este horizonte temporal acontece apenas na primeira edição do prémio, sendo as seguintes de carácter bienal). A distinção poderá vir a ter um valor pecuniário associado, a definir a cada edição, pela Câmara Municipal.

Será atribuído não apenas ao autor do projeto de arquitectura, mas também ao proprietário do imóvel, bem como ao empreiteiro que desenvolveu a obra, podendo aplicar-se a obras de construção, reabilitação ou intervenção em espaço público.

Com a iniciativa, pretende-se “destacar as obras com impacto eminentemente positivo no território, numa atitude de sensibilização para uma das mais nobres formas de arte, a arquitectura, reforçando e dando especial relevo a intervenções que se destaquem pela sua elevada qualidade e adequada integração na envolvente.”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.