“Vagos Ajuda a Ucrânia” e “Vagos Sensation Gourmet” premiados

797
Grande Prémio Autarquia do Ano: entrega de prémios a Vagos.

O Grémio Literário, em Lisboa, foi o palco da cerimónia da atribuição do Grande Prémio Autarquia do Ano, com os projetos “Vagos Ajuda a Ucrânia” e “Vagos Sensation Gourmet”, tendo ambos saído vencedores.

O Município de Vagos foi, ontem distinguido, no Grémio Literário de Lisboa com o “Grande Prémio Autarquia do Ano” com projetos cabimentados em duas categorias, nomeadamente “Cultura e Património”, subcategoria “Gastronomia” através do evento “Vagos Sensation Gourmet” e na categoria “Apoio Social”, subcategoria “Combate à Exclusão Social”, com o projeto “Vagos Ajuda a Ucrânia – A Ponte”.

Desta forma, o Município de Vagos arrecadou duas das dez distinções “Grande Prémio” que foram atribuídas num universo de cerca de 90 candidaturas municipais. As distinções que são atribuídas pela organização, subdividem-se por “Grande Prémio”, “Prémio” e “Menção Honrosa”. A apresentação destas candidaturas por parte do Município de Vagos teve por base a relevância de cada um deles na sua área específica e o impacto que tiveram, em 2022, na comunidade, sendo que as mesmas foram avaliadas por 11 jurados.

No que concerne ao projeto “Vagos ajuda a Ucrânia – A Ponte”, reflete a ação do Município de Vagos em função da crise de refugiados que se verificou em consequência da invasão da Ucrânia por parte da Rússia. Neste particular, Vagos esteve na linha da frente, desde a primeira hora, recebendo cerca de 100 refugiados de território ucraniano, tendo posteriormente criado as necessárias condições para os acolher, alojar, integrar – nomeadamente através do ensino da Língua Portuguesa e da colocação das crianças nas escolas do concelho – e, em fase posterior, de encaminhar estas pessoas para o mercado de trabalho, garantindo-lhes condições de vida com dignidade para, assim pretendendo, poderem refazer as suas vidas e levá-las adiante no concelho de Vagos. Este foi um trabalho multissetorial, envolvendo uma bateria muito significativa de meios do Município para que se pudesse cumprir a exigente tarefa de garantir o acompanhamento de todas estas pessoas, deslocadas do seu território e da sua realidade habitual. Vagos foi, para os refugiados da Ucrânia uma Ponte para a Paz.

Também distinguido foi o projeto “Vagos Sensation Gourmet”, com a edição do ano transato, denominada “Best Edition” em homenagem a Joe Best. Este é um evento de cariz gastronómico e cultural, organizado pelo Município de Vagos, com a colaboração da +Sensation Gourmet e que se caracteriza pela forte sinergia entre a organização e os parceiros locais que, ao longo dos anos, se foram movendo pela paixão do evento às raízes locais e às gentes do Município. É uma iniciativa dinâmica que aposta na promoção de riqueza cultural, através de atividades como showcookings, debates, provas comentadas, palestras e debates, espetáculos e degustações que lhe dão um caráter único e diferenciador. Com esta iniciativa, pretende-se dar a oportunidade aos visitantes de privar com grandes nomes do panorama gastronómico nacional e internacional, apresentando tendências de áreas tão diversificadas como a gastronomia, a enologia, a nutrição, a ciência e a cultura. A edição de 2022, a que diz respeito a atribuição do prémio “Autarquia do Ano”, foi particularmente marcante, uma vez que configurou uma homenagem ao malogrado Chef Joe Best, figura carismática e muito querida de um evento que voltou a ser realizado precisamente no passado ano, regressando após a pandemia COVID-19.

O prémio Autarquia do Ano é organizado pela Lisbon Awards Group e já vai na quarta edição, premiando, anualmente, autarquias nas categorias “Apoio Social”, “Cultura e Património”, “Democracia, Igualdade e Participação Cívica”, “Desporto e Vida Saudável”, “Economia”, “Ecologia e cuidado dos Animais”, “Mobilidade”, “Educação”, “Segurança e Proteção Civil”, “Turismo”, “Urbanismo e Espaços Verdes” e “Saúde e Bem-Estar”.

Esta é já a terceira distinção atribuída ao Município de Vagos, depois de, em 2021, ter sido considerado “Autarquia do Ano” com o projeto “Vagos +Comércio” na categoria “Economia”.

Câmara de Vagos

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780