Ílhavo: 225 compostores entregues a munícipes

458
Entrega de compostores, Ílhavo.

A Câmara de Ílhavo informa que concluiu a entrega de 225 compostores, “dando continuidade ao projeto de separação seletiva e valorização de biorresíduos, que corresponde ao tratamento na origem. Esta iniciativa realizou-se no âmbito dos Contratos Interadministrativos com as Juntas de Freguesia para 2023”, num investimento de 10 mil euros.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Numa primeira fase, o serviço esteve disponível para munícipes que residem em moradias com terreno disponível para incorporação do composto resultante. Os compostores têm 300 litros de capacidade e uma base que requer instalação direta no solo.

A edilidade entregou 12 compostores na Freguesia da Gafanha do Carmo, 29 na Freguesia da Gafanha da Encarnação, 75 na Freguesia da Gafanha da Nazaré e 109 na Freguesia de São Salvador., seguindo-se uma formação a decorrer no dia 18 de abril, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.

A compostagem é um processo fundamental para a redução da produção de resíduos indiferenciados, visto que se estima que os biorresíduos (restos de resíduos alimentares e resíduos verdes), correspondam a cerca de 40% da totalidade deste tipo de resíduos.

Em 2024, o Município de Ílhavo, com o apoio de todas as Juntas de Freguesia, num novo investimento de 10 mil euros, repetirá o procedimento de atribuição de compostores domésticos.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.