Liga SEO em busca da ‘Glória no Google’

447
Cartaz.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Google, que é o motor de busca onde são feitas mais de 90% das pesquisas, está mais exigente e atento a técnicas não permitidas.

Por Susana Claro *

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A Liga SEO 2024, a primeira competição deste tipo em Portugal, reúne mais de 100 participantes numa disputa digital. Iniciada em agosto de 2023, a competição terminará a 11 de maio de 2024. Nesse dia, o site classificado em primeiro lugar nos resultados orgânicos do Google, quando Marco Gouveia procurar as palavras “Blixtrombil Malifluous”, será o vencedor.

Organizada por Marco Gouveia, a Liga SEO apresenta uma dinâmica única. Marco criou o termo “Blixtrombil Malifluous” especificamente para esta competição, pelo que não tem nenhum significado. Por isso, existem muitas abordagens diferentes a este termo, cada jogador fez a sua aposta no tipo de site e produto, que achou ter mais potencial para ser vencedor.

Apesar dos prémios que o vencedor vai receber serem muito atrativos, e isso incentivar a participação, o objetivo desta Liga também tem sido o teste prático de conhecimentos. Os participantes são membros da Comunidade Marco Gouveia, que foi fundada por ele em janeiro de 2023, com o objetivo de ensinar SEO. Posteriormente, em agosto desse ano lançou a Liga SEO, a primeira a realizar-se em Portugal e numa modalidade semelhante à de outros países onde já acontece há algum tempo.

Os concorrentes desta primeira edição da Liga SEO em Portugal, estão localizados de norte a sul do país, inclusive no Distrito de Aveiro que, neste momento, conta com dois classificados no Top 10 dos resultados Google. Estas duas classificações, que podem mudar até ao 11 de maio, são de duas profissionais de Marketing Digital, ambas já com experiência em SEO. Mas a competição vai mais além, ultrapassou as fronteiras nacionais, e tem participação na vizinha Espanha.

Em relação ao SEO, em Portugal continua a ser usado sobretudo por empresas de grande dimensão. Neste momento, com o crescimento do número de sites e de lojas online, começa a ser cada vez mais usada em Portugal. O impacto que pode ter nos resultados das empresas é muito grande. Como o seu objetivo é posicionar um site nas primeiras posições dos motores de busca, isso irá influenciar diretamente o sucesso financeiro das empresas. O facto de atrair mais tráfego qualificado para os sites ou lojas online, leva à concretização de mais negócios.

Sendo uma estratégia que tem grandes vantagens, as técnicas manipuladoras de resultados que influenciam rapidamente a posição do site, mesmo que aplicadas por desconhecimento, dão penalização imediata e são permanentemente controladas pelo Google.

Cada vez mais o Google, que é o motor de busca onde são feitas mais de 90% das pesquisas, está mais exigente e atento a técnicas não permitidas. Existem técnicas que podem obter resultados acima da concorrência, ou até aplicadas por desconhecimento, que influenciam a posição nos resultados, mas que na são autorizadas. Por isso, se forem usadas estratégias incorretas o site pode ser enviado para o fim dos resultados, ou mesmo, ser excluído de forma temporária ou definitiva, como já aconteceu a marcas como a BMW.

Em relação a esta Liga, a sua duração é de 9 meses para que os participantes possam testar muitas estratégias e verificar os resultados. Mas, para manter o entusiasmo, já houve momentos altos que a marcaram. Talvez o mais importante, tenha sido a vitória de Marisa Cruz na Taça da Liga de Inverno, que no dia 9 de março teve o seu blog no topo dos resultados Google, quando Marco Gouveia fez a pesquisa pelas palavras Blixtrombil Malifluous.

Neste momento, a Liga está a aproximar-se do fim, estamos a menos de um mês de conhecer o grande vencedor desta competição digital. E, embora não haja um site oficial para acompanhar a Liga passo a passo, podem ser encontradas informações relevantes em www.malifluous.pt.

* Consultora de Marketing Digital | [email protected].

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.