Hospital de Ovar começa a prestar cuidados paliativos

3323
Hospital Francisco Zagalo, Ovar.
Dreamweb 728×90 – Video I


O Hospital de Ovar anunciou hoje que instalou “a primeira resposta diferenciada em cuidados paliativos do concelho”.

A equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar abriu portas no início do ano.

“A nova valência colmata uma lacuna sentida há muito nesta unidade e no próprio município, prestando um importante apoio aos doentes com necessidades mais complexas ou em situação de descompensação”, refere o presidente do Conselho Directivo da unidade hospitalar, Luís Miguel Ferreira, citado em nota de imprensa.

A equipa é constituída pela médica Inês Costa, enfermeira Joana Rente – ambas com formação avançada em Cuidados Paliativos -, assistente social Ângela Guerreiro e por uma psicóloga, ainda a designar. Adicionalmente, contará também com a colaboração de profissionais de outras áreas, designadamente Farmácia, Nutrição, Fisiatria/Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional.

Um trabalho “em complementaridade com as equipas médicas assistentes”, destinado a doentes que tenham doenças incuráveis, avançadas e eventualmente terminais.

Esta vertente de cuidados surge no âmbito da estratégia nacional para os Cuidados Paliativos, que pretende actuar desde os cuidados primários, aos hospitalares e aos domiciliários.

A estatística aponta que no concelho de Ovar mais de 50 por cento das pessoas que faleceram em 2016 eram doentes que tinham necessidades paliativas. Um número que atesta para a importância da criação desta equipa multidisciplinar.

A unidade prevê ainda abrir um período de consulta externa com Hospital de Dia, para a qual poderão ser orientados doentes acompanhados em regime de ambulatório e doentes referenciados pelo médico de família nos Cuidados de Saúde Primários.