Hospital de Aveiro: PSD distrital exige “ação e determinação” para resolver diferendo com médicos

594
Hospital de Aveiro.

A Comissão Distrital do PSD de Aveiro “vê com muita preocupação os constrangimentos por que passam os serviços de urgência do Centro Hospitalar do Baixo Vouga EPE, em particular nas unidades de Aveiro e de Águeda.”

Em comunicado, o PSD distrital aponta problemas para garantir as escalas de diversas especialidades, que “são públicos”.

Existe uma “redução permanente de um pediatra de serviço” e na cirurgia geral, “em mais de metade do mês de outubro”, verificou-se “apenas dois cirurgiões no período diurno, o que é manifestamente insuficiente face às recomendações”.

Aveiro tem estado “várias noites, sem qualquer médico cirurgião de serviço, o que origina o encerramento do balcão de cirurgia geral”, denuncia o PSD.

Quanto à ginecologia e obstetrícia, existem “constrangimentos aos fins-de-semana, em particular nos períodos noturnos, sendo que o nível 3 de contingência prevê o encerramento desta
especialidade.”

“Tais factos comprometem o acesso da população a cuidados de saúde fundamentais como cirurgias urgentes, assistência na gravidez ou no parto, entre outros. Trata-se de uma situação sem precedentes, que tenderá a piorar”, alertam os sociais democratas.

“O PSD não pode compactuar com a manifesta incompetência do governo e com a sua incapacidade de gerir um serviço fundamental do Estado e em particular no distrito de Aveiro. A segurança nos cuidados de urgência é de importância vital, tratando-se da vida e da saúde das pessoas em situações críticas que está em causa”, lembra a comissão política distrital.

“A incompetência na saúde significa sofrimento e, às vezes, consequências muito mais graves. Exigimos ação e determinação”, conclui o comunicado.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.