“Histórias e Curiosidades à Mesa”

584
Capa de livro.
Comercio 780

Para mim é sempre difícil escrever um texto sobre um livro que eu tenha escrito, e não me vou habituando.

Por Virgílio Nogueiro Gomes *

Este livro fui muito construído a pensar nos meus alunos, que têm diferentes nacionalidades e diferentes formações na área de história. A partir de produtos alimentares aprende-se História e a partir da História encontramos alguns alimentos.

Nesta obra temos três capítulos: “História e Curiosidades” onde estão alguns textos mais longos sobre menus, ou tradições alimentares, e ainda um pequeno texto de saudade de Maria de Lourdes Modesto; no capítulo “Produtos, História e Estórias” o tema são os produtos, leves descrições de como chegaram até nós e alguns mitos, e no terceiro capítulo “Receitas, História e Curiosidades”, possivelmente o mais procurado pois podem encontrar-se algumas receitas e as histórias de outras, com uma reflexão sobre a receita a que vulgarmente chamam “Carne de Porco à Alentejana” ou como os salmonetes de denominam “à Setubalense”, e ainda algumas estrangeirices a que nos habituámos.

O livro já está à venda online e em várias livrarias. O seu lançamento será dia 26 de outubro pelas 18 horas, no Palácio Nacional da Ajuda (entrada livre). Espero ver muitos dos meus amigos e leitores naquela data.

* Autor. Gastrónomo.  https://www.virgiliogomes.com/

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780