Contrabando de tabaco: Operação da GNR passou por Santa Maria da Feira e São João da Madeira

2020
Apreensão de tabaco (GNR).
Comercio 780

A Unidade de Acção Fiscal (UAF) da GNR do Porto deteve 11 pessoas e constitui 20 arguidos por crime de contrabando de tabaco, tendo sido apreendidos mais de 655.000 cigarros. Uma investigação que chegou a localidades do norte do País, incluindo duas do norte do distrito de Aveiro.

A operação ‘Encomenda’ incidiu nos concelhos de Braga, Cabeceiras de Basto, Gondomar, Guimarães, Maia, Matosinhos, Montalegre, Paços de Ferreira, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira e São João da Madeira.

Segundo a GNR, o valor do tabaco apreendido ascende aos 270.000 euros, “sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado em sede de imposto sobre o tabaco (IT) num valor que pode ascender a 214.000 euros”.

Os suspeitos, que têm idades compreendidas entre os 25 e os 70 anos, motivaram 119 mandados de busca domiciliária e não domiciliários.

Além de 655.584 cigarros, a Guarda apreendeu 568 quilos de folha de tabaco, cinco armas de fogo, 58 munições, 12 viaturas, 17.595 euros em numerário, equipamentos diversos (balança, ccompressor, máquina cortar/triturar folha tabaco, máquina de selar tabaco, 500 chumbos) e 165 artigos contrafeitos.

A operação, explica a GNR, “foi o culminar de uma investigação que decorria há cerca de ano e meio, durante a qual foram aprendidos mais de 1.975.000 cigarros e mais de 671 quilos de folha de tabaco, com valor total presumível de 616.000 euros”. A introdução no consumo dos produtos apreendidos teria causado um prejuízo ao Estado, em sede do Imposto Especial sobre o Consumo do Tabaco (IT) na ordem dos 484.000 euros. Ao todo, foram detidas 17 pessoas e apreendidas 18 viaturas.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.