Grua de 600 toneladas construída no Porto de Aveiro vai servir base naval em França

9936
Navio Happy Dover.
Dreamweb 728×90 – Video I

Zarpou esta terça-feira do Porto de Aveiro o navio Happy Dover transportando uma grua construída localmente pela Eurocrane.

O equipamento, de 600 toneladas, destina-se à Base Naval de Toulon, em França.

Segundo uma nota de imprensa do Porto de Aveiro, a construção começou em Maio do ano passado, ocupando uma área de 5.600m2 de terrapleno.

A operação de estiva foi efectuada pela Aveiport (Grupo ETE).

“Importa frisar não ser esta a primeira vez que se constroem no Porto de Aveiro gruas ou outro tipo de equipamentos de grandes dimensões, sendo a carga de projecto uma das tipologias a que o Porto de Aveiro tem condições para dar resposta com soluções à medida”, refere a administração portuária.

Em Março de 2014, uma operação idêntica envolveu o transporte de dois guindastes portuários com destino ao porto francês de Sète, transporte efectuado em dois navios. Cada grua pesava 630 toneladas, tendo levado nove meses a serem montadas.

Em Maio de 2011, um pórtico para carga e descarga de contentores de navios post-panamax seguiu no navio jumbo shipping Fairplayer rumo ao mesmo porto. A estrutura de mil toneladas, foi integralmente montada no Porto de Aveiro pela empresa Eurocrane.

“A ampla capacidade de espaço de armazenagem associado ao total descongestionamento do porto, permitem que o Porto de Aveiro seja uma referência, desde 2007, na recepção de cargas de projecto”, uma vez que o terminal Norte multiusos “fornece o espaço necessário, não só para o manuseamento e armazenagem, mas também para as actividades de montagem e de valor acrescentado que levam mais tempo na sua operação.”

O Porto de Aveiro “procura estudar e oferecer a melhor solução à medida de cada projecto.”

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780