GNR fez duas apreensões de bivalves no valor de 4.355 euros

452
Apreensão de bivalves (GNR)
Smartfire 728×90 – 1

A GNR fez hoje uma dupla apreensão de bivalves, totalizando 274 quilos, na zona de Aveiro, que se encontravam em situação irregular.

Num primeiro caso, durante uma ação de fiscalização destinada ao controlo do cumprimento das regras de captura e comercialização de bivalves, os militares da Guarda abordaram um homem, de 34 anos, que transportava 208 quilos de bivalves vivos sem possuir qualquer documento que comprovasse a sua origem.

“No decorrer da ação foi elaborado um auto de contraordenação por transportar bivalves vivos sem o respetivo documento de registo e por falta de rastreabilidade, cujas coimas podem ascender aos 25.000 euros”, refere o comunicado da GNR.

Na segunda situação, foram detetados outros dois suspeitos que transportavam 66 quilos de bivalves que tinham sido capturados através de mergulho ilegal, com recurso a botija, e que se colocaram em fuga quando se aperceberam da presença da Guarda.

“No decorrer das diligências policiais foi elaborado um auto de contraordenação por captura de bivalves sem a devida autorização, cuja coima pode ascender a 2.000 euros”, adianta a GNR.

Os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao habitat natural.

A GNR apreendeu nas duas ações 111 quilos de amêijoa-macha, 73 quilos de amêijoa-boa e 90 quilos de amêijoa-japonesa, com o valor estimado de 4.355 euros.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.