Festas em Honra de São Gonçalinho 2022 – esclarecimento da Mordomia

5399
Dreamweb 728×90 – Video I

Diz-nos o calendário que se aproxima a data das nossas Festas Anuais em Honra de São Gonçalinho. Dizem-nos as autoridades de governação e de saúde pública que o período das nossas festas vai ser “engolido”, quase na totalidade, por uma apelidada, “semana de contenção”. É verdade que o anunciar, no passado dia 25 de novembro, da semana de contenção que irá vigorar de 2 a 9 de janeiro de 2022, deixou em sobressalto todos aqueles que vivem estas festas com alegria, com devoção, incluindo nós mordomia, que vivemos e promovemos esta festa tão tradicional.

Nada a que esta mordomia não esteja já habituada. Ao longo dos quase dois anos de vigência, sempre tivemos uma postura responsável perante as restrições adversas que nos limitaram as atividades mas que, mesmo assim, não nos levaram a desistir de as concretizar. A pandemia ensinou-nos a valorizar ainda mais a vivência do espírito de São Gonçalinho e mostrou-nos como é importante manter essa chama acesa junto de todos.

Apesar das permanentes incertezas, planos de contingência, restrições, confinamentos… nunca cruzámos os braços. Foi assim, quando nos preparávamos para apresentar a coleção de joias de São Gonçalinho, num evento que se adivinhava repleto de calor humano, e que, numa sucessão estonteante de acontecimentos, no dia 13 de março de 2020, teve que ser convertido numa apresentação à distância. A este ato seguiram-se muitos outros também à distância que se impunha. Foi assim, na apresentação das litografias, 1.ª Gala de São Gonçalinho, 24 horas, convívios no largo da capela e tantas outras iniciativas com maior ou menor visibilidade.

Foi assim, na festa, feita de celebrações a São Gonçalinho de 2021, em que, repentinamente, nos mandaram passar as tardes em casa. Até que, chegados à primeira cerimónia que podemos organizar com restrições quase ausentes, a 2.ª Gala de São Gonçalinho do dia 13 de novembro de 2021, onde, num Teatro Aveirense lotado, anunciámos que estava em marcha a Festa de São Gonçalinho 2022, com as promessas a poderem ser cumpridas através do lançamento das cavacas que se encontravam já em fabrico.

Apesar de todo o contexto que temos em mãos, a Mordomia de São Gonçalinho continua a não cruzar os braços. Tudo faremos para que, em permanente diálogo com as autoridades municipais e de saúde pública, se realize a melhor festa de São Gonçalinho no Bairro da Beira Mar.

Dita a sensatez e respeito pelas regras existentes, que a Mordomia de São Gonçalinho não promova a realização de qualquer evento durante a semana de contenção.

Dita o muito querer que, decorrido esse período, e apesar da incerteza inerente, temos a honra de anunciar o nosso Plano de Festas de São Gonçalinho 2022:

● 10 de janeiro de 2022, iremos celebrar o dia de São Gonçalinho;
● De 14 a 16 de janeiro, o fim de semana mais próximo do dia de São Gonçalinho em que não existem para já restrições previstas, juntamente com celebrações religiosas, possibilitar o cumprimento de promessas ao nosso Menino com o lançamento de cavacas a partir do alto da platibanda da Capela de São Gonçalinho – o momento maior desta tradição. Pretendemos ainda promover um programa cultural e lúdico dentro das normas de segurança exigidas.

A Mordomia está cá para fazer tudo o que estiver ao seu alcance, por forma a permitir que as festas de São Gonçalinho sejam abençoadas com chuva de cavacas. Cabe-nos garantir que todas as condições sejam cumpridas: seja através da criação de perímetros de segurança, seja através da verificação de certificado de vacinação, seja através da apresentação de teste negativo à Covid-19, pró que der e vier, cá estaremos para mostrar que, tal como a vida, a tradição continua, mesmo que com algumas adaptações. Apelamos a vós devotos, que se juntem ao nosso esforço e venham também com muito crer, preparados para estas circunstâncias.

Informamos que estamos, desde já, a aceitar encomendas de cavacas, cujos lucros deste ano irão reverter totalmente para as tão necessárias obras de reabilitação da nossa querida capela de São Gonçalinho.

Tencionamos apresentar nos próximos dias, um plano mais detalhado, incluindo os horários das celebrações religiosas bem como o cartaz cultural e lúdico.
Nestes tempos, reforça-se a missão da Mordomia em honrar a história, a cultura, as tradições e as gentes do Bairro da Beira-Mar. Juntos, vamos todos em romagem, São Gonçalinho adorar, prestar a nossa devoção em segurança.
Saudações rapioqueiras.

Aveiro, 8 de dezembro 2021
A Mordomia de São Gonçalinho 2021-2022

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780