Festa honra ‘Pão de Vale de Ílhavo’

2932
Pão de Vale de Ílhavo.
Comercio 780

No sábado de manhã, os mais novos podem encontrar o conto “Histórias Mal Cozinhadas”, por Cláudia Stattmiller. Já no domingo de manhã, há uma Visita Interpretativa às Azenhas de Vale de Ílhavo, com Paulo Morgado, docente da Universidade de Aveiro.

A abertura da Festa do Pão de Vale de Ílhavo tem lugar no sábado às 14:30, no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo.

As tardes do fim de semana serão de animação de rua no Jardim Henriqueta Maia. No sábado, há “O Misterioso Caldeirão Musical”, um espetáculo de teatro, que explora o universo misterioso e místico com uma forte componente cómica e musical e, ao final da tarde, atua o Grupo Folclórico “O Arrais”.

No domingo, os Cardadores, personagens míticas de Vale de Ílhavo, aparecem de rompante no jardim, com os seus saltos, corridas e brincadeiras inesperadas. E, logo depois, os Crassh Recycled vagueiam pelo jardim, com baldes, capacetes e serrotes convertidos em instrumentos musicais.

Há ainda vários ateliês: “criar com palha de milho”, “ramo de espiga”, “saco de pão de mesa” e “mete a mão na massa”.

A Festa do Pão encerra no domingo, às 19:00, na Casa da Cultura de Ílhavo, com o espetáculo de comunidade “Nem só de pão”. Os Cardadores de Vale de Ílhavo, assim como os Toca Baldar, serão os protagonistas desta caminhada.

O público poderá comprar as melhores receitas artesanais de folares, padas, broas de milho ou de abóbora, que têm passado de geração em geração, entre as 14:30 e as 18:00.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.