Feira: Recolha de biorresíduos prestes a arrancar em parte do concelho

447
Biorresíduos (imagem genérica).

O município de Santa Maria da Feira adjudicou por 765.072 euros o serviço de recolha seletiva porta a porta e transporte a destino final de biorresíduos.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O contrato agora celebrado pela autarquia feirense tem um prazo de três anos. Quatro empresas do sector disputaram o concurso público que tinha como preço base 1 milhão de euros.

A recolha porta a porta de biorresíduos deverá ter início a 1 de abril, estando previsto distribuir 20.800 contentores adequados a moradias e estabelecimentos comerciais ligados à restauração.

O serviço estará disponível inicialmente nas freguesias da Feira, Travanca, Sanfins, Espargo, São Miguel de Souto, Mosteirô, São João de Ver e Fornos (cerca de 17% do território e mais de 23.600 habitantes), prevendo-se a seleção de cerca de 3.500 toneladas anuais.

O transporte e transformação dos resíduos estará a cargo da empresa Suldouro. Do investimento global de 1,75 milhões de euros, o trabalho dessa entidade absorverá quase 811.000 euros. Os restantes 945.000 euros aplicados no novo serviço ambiental – 500.000 dos quais comparticipados – estão afetos à aquisição de contentores e viaturas, à campanha de sensibilização, ao ‘software’ de gestão e ao sistema informático para leitura dos recipientes.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.