Feira: Câmara reforça programas de atividade física

1087
Percursos pedestres, Santa Maria da Feira.

A Câmara de Santa Maria da Feira reforçou o calendário de iniciativas integradas nos programas municipais de promoção da prática desportiva e estima envolver cerca de 30 mil participantes nas 109 ações agendadas até ao final do ano.

Uma logística complexa que conta com a parceria de 66 entidades locais – juntas de freguesia, associações, clubes e grupos informais – que participam de forma ativa na organização e acompanhamento de cada uma das atividades.

A agenda anual dos três programas municipais – “Run for Feira”, “Ciclismo para Todos” e “Eventos BTT” – foi apresentada a 10 de fevereiro, no Pavilhão Municipal de Mozelos, e será agora distribuída em pontos estratégicos de todo o concelho como forma de promoção e divulgação do calendário de iniciativas junto da população.

O “Run for Feira”, que soma mais de 20 anos de experiência na promoção da atividade física ao ar livre, vai promover 91 ações ao longo de todo o ano, dinamizadas por 51 entidades locais, sendo o programa com maior número de iniciativas agendadas e de participantes esperados. O “Run for Feira” integra as provas de Trail, que acontecem entre janeiro e setembro; os Treinos Abertos, que decorrem de fevereiro a dezembro; as Provas de Obstáculos, que se concentram em julho; as ações de Pista, que iniciaram em janeiro e se estendem até abril; as Corridas de Estrada, que terão lugar entre abril e dezembro; e as Caminhadas, que iniciaram em janeiro, prolongando-se até dezembro.

Entre abril e outubro, o programa “Ciclismo para Todos” – lançado pelo município feirense há cerca de duas décadas – promove este ano oito iniciativas de cicloturismo, dinamizadas por sete entidades locais. Quanto ao programa “Eventos BTT”, que está no terreno há 12 anos, apresenta dez ações a realizar entre abril e dezembro, contando este ano com o envolvimento de oito entidades locais.

“Ao promovermos a prática do exercício físico ao ar livre estamos a investir na saúde dos nossos munícipes, combatendo o sedentarismo e melhorando a sua qualidade de vida”, sustenta o presidente da Câmara, Emídio Sousa, salientando o importante papel do Pelouro do Desporto na estratégia municipal de promoção da saúde, em particular da saúde preventiva. O autarca enaltece ainda o espírito de cooperação de todas as entidades locais envolvidas, que considera “determinante” para o sucesso destas atividades.

Refira-se que em 2019, ano de pré-pandemia, foram mais de 27 mil os participantes envolvidos nos três programas municipais de promoção da prática desportiva. Este ano, a autarquia espera superar este número, estimando alcançar as 30 mil participações, tendo por base o reforço da oferta de iniciativas e a perceção generalizada de uma vontade efetiva de retoma da atividade física ao ar livre e de forma organizada.

Câmara de Santa Maria da Feira

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780