Aveiro: Avenida Europa com menos tráfego após afastamento de pesados, garante Câmara

2128
Avenida Europa, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A reabertura ao trânsito da Avenida Europa, no troço que atravessa a freguesia de Cacia, após obras de requalificação, motivou avaliações distintas na Assembleia Municipal de Aveiro.

Artigo relacionado

Aveiro / Avenida Europa: Reaberta circulação pelo centro de Cacia nos dois sentidos

Gabriel Bernardo, deputado do Chega, alertou para o “trânsito excessivo” na via, que causa “filas, sobretudo em horas de ponta”, agravado pelo limitações de velocidade (30 km/h), o que deveria, na sua opinião, levar a Câmara a encontrar “alternativas para descongestionar”, embora “a verdade solução” passe, lembrou, “pela desativação dos pórticos” na A25 junto ao estádio de Aveiro e Angeja.

O eleito deixou ficar um “apelo” dirigido especialmente aos deputados do PS para intercederem junto do Governo para retirar as portagens.

Para Celme Tavares, do BE, a abertura da circulação em Cacia foi “uma boa notícia para residentes e comerciantes” que esperavam pela conclusão das obras há muito tempo, mantendo, ainda assim, “discordância com algumas opções tomadas”, nomeadamente relacionadas com a mobilidade.

Casimiro Calafate, da bancada do PSD, deu nota muito positiva à obra recuperação feita na antiga EN 109. “Os residentes finalmente podem passear a pé, atravessar a rua com segurança e dormirem descansados”, começou por referir.

Para o antigo presidente da Junta de Freguesia de Cacia, para quem o Governo nunca deveria ter incluido o antigo IP5 no troço de Aveiro nas vias portajadas, a melhoria “só foi possível com a profundidade da intervenção” que era “necessário fazer há muitos anos”, destacando ainda a interdição da circulação de pesados que não tenham de fazer cargas e descarga na zona.

Sobre a Avenida Europa, o presidente da Câmara assegurou que o tráfego baixou, o que é mais evidente nos camiões e justificou a limitação de velocidade à colocação das passageiras sobrelevadas (ver vídeo).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.