Feira: Aprovado entendimento com a IP para arranjo viário da zona da Cruz

1476
Feira: Sona da Cruz/Passionistas (EN 223).

A Câmara de Santa Maria da Feira anuncia que foi alcançado um “acordo de colaboração” com a Infraestruturas de Portugal (IP) para “desenvolvimento do projeto de execução da requalificação urbana da zona da Cruz/Passionistas (EN 223), na área de interseção com o nó da autoestrada A1”, que tem vários constrangimentos rodoviários.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelo executivo municipal, “tendo agora luz verde para avançar”, refere um comunicado.

Trata-de do “culminar de um longo e difícil período de negociações com a IP, que impeliu o município a suportar integralmente os custos do projeto de execução – que se estima na ordem dos 500 mil euros – como forma de acelerar o processo”, explica a edilidade.

Cabe agora à equipa técnica “o desenvolvimento do projeto na sua globalidade”, de acordo com opções tomadas pela Câmara.

O presidente da edilidade, Emídio Sousa, pretende ainda que uma terceira rotunda, planeada para a zona de Picalhos, e o centro coordenador de transportes de Santa Maria da Feira, que irá nascer junto aos Passionistas, sejam incluídos neste projeto de requalificação integrado, que será alvo de uma candidatura a fundos comunitários.

A requalificação urbana representará um investimento total de 12 milhões de euros, sendo que o município poderá comparticipar em 30 por cento os encargos da intervençãoo.

Ideias-chave que constam do estudo prévio:

» execução de uma passagem desnivelada desde o nó da A1 até à saída para o Hospital de S. Sebastião, vulgarmente conhecida por túnel da Cruz, destinada ao trânsito de atravessamento;

» construção de duas rotundas, uma perto do Hotel Nova Cruz e outra junto ao monumento evocativo do centenário do CD Feirense, que permitirão ligar as duas zonas da cidade da Feira, separadas pela EN 223, e melhorar a fluidez do trânsito, sobretudo nas horas de ponta.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.