Fábrica da Bosch em Ovar recebe nova unidade de I&D

1628
Bosch, unidade fabril.
Comercio 780

A multinacional alemã Bosch anuncia que tem “uma nova equipa de investigação e desenvolvimento (I&D)” na unidade de Ovar, região de Aveiro, ao serviço da divisão de ferramentas elétricas.

“Serão contratados cerca de 20 engenheiros, e estes serão responsáveis pela criação de software, hardware e teste de todas as gerações futuras dos robôs corta relva da Bosch, em parceria com equipas na Alemanha e Inglaterra”, informa a empresa numa nota de imprensa.

A Bosch adianta que continua a expandir o número de empregos “altamente qualificados nas unidades de Ovar, Aveiro e Braga, onde existem equipas de I&D nas áreas de tecnologias de edifícios, soluções de água quente para casas inteligentes e mobilidade, respetivamente.

“Um dos fatores decisivos na escolha de Ovar para o estabelecimento da nova equipa de I&D para as Ferramentas Elétricas da Bosch foi o facto de, desde 2016, esta unidade ser responsável pela produção de componentes eletrónicos para os robôs corta relva e, nesse sentido, ser possível acompanhar todo o processo, num só local, desde a criação da ideia até ao produto final”, explica a empresa.

Ovar passará a dispor de “zonas de testes dentro das próprias instalações para que os engenheiros consigam, em ambiente real, testar as soluções que desenvolverem.”

Nos últimos 5 anos, a empresa diz que “tem vindo a reforçar as suas equipas e a trazer novos projetos para o país, e hoje conta com mais de 500 engenheiros a criar soluções em Aveiro, Braga e Ovar.” Para o próximo ano está prevista a expansão do número de empregos altamente qualificados no país com a contratação de cerca de 200 profissionais para o desenvolvimento de software, eletrónica, mecânica, entre outras especialidades.

Discurso direto

“Sabemos que este é um passo muito importante na I&D em Portugal e que contribuirá positivamente para que Ovar faça parte do leque de regiões do país atrativas para o desenvolvimento da tecnologia do futuro. Algo que pesou na decisão de trazer essa equipa para Portugal foi a nossa capacidade de trabalho, flexibilidade e a criatividade” – António Pereira, Administrador da Bosch em Ovar.

Comercio 780