Aveiro: Transferências para as Juntas sobem quase meio milhão de euros em 2019

766
Junta de Freguesia de Aradas, Aveiro.
Smartfire 728×90 – 1

O executivo camarário aprovou os contratos interadministrativos de delegação de competências para 2019 que sobem para 2,1 milhões de euros. As transferências em 2018 foram de 1,75 milhões de euros.

Verbas a distribuir pelas Juntas de Freguesia de Aradas, Cacia, Eixo e Eirol, Esgueira, Oliveirinha, Requeixo, Nª Sra. de Fátima e Nariz, Santa Joana, São Bernardo, São Jacinto e a União de Freguesias de Glória e Vera Cruz “num trabalho desenvolvido de forma construtiva e aberta, entre todas as partes envolvidas.”

Está já destinada uma verba de 1,7 milhões de euros para entregar, ficando a restante para definições ao longo do ano de 2019.

“Com uma execução muito positiva no ano de 2018, a Câ considera extremamente importante dar continuidade à delegação de competências nas Juntas de Freguesia, a fim de elevar a quantidade e qualidade da prestação de serviços públicos essenciais aos cidadãos, apostando no reforço do trabalho de cooperação institucional e financeiro”.

As verbas são para investimentos nas freguesias em áreas como execução e manutenção dos parques infantis e geriátricos, execução e manutenção de placas de toponímia, manutenção e gestão de fontes, fontanários e tanques/lavadouros, anutenção e gestão de polidesportivos e execução de obras de várias tipologias.

Para a Câmara, a celebração dos contratos interadministrativos de delegação de competências com as Juntas de Freguesia para 2019 “espelha uma administração local moderna, que assenta a sua ação numa efetiva articulação entre todos os órgãos das autarquias locais, em respeito pela autonomia de cada um, mas colaborando ativamente entre si no sentido da melhoria dos serviços prestados às populações.”

O processo segue agora para deliberação formal da Assembleia Municipal, das Juntas e Assembleias de Freguesia.