Aveiro: Executivo municipal PSD-CDS não sensibiliza para o ambiente e para a mobilidade

698
Avenida Lourenço Peixinho, Aveiro.

Para tudo! Ou quase tudo. Era esta a palavra de ordem dada aos veículos automóveis no dia 22 de setembro. Nos idos anos 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005…

Por Paula Urbano *

A Câmara Municipal de Aveiro, com o objetivo de sensibilizar, e de melhorar, o ambiente e a mobilidade aderiu ao Dia Europeu sem Carros desde o primeiro momento. Delimitava-se uma zona da cidade que era condicionada ao tráfego automóvel. Os aveirenses podiam usufruir, em pleno, do espaço público. Sem poluição atmosférica, sem ruído, sem necessidade de convivência com veículos automóveis. Município, Juntas de Freguesia, Associações culturais e desportivas e Cidadãos, uniam-se. Pela qualidade de vida e pela sustentabilidade.

Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu Sem Carros faz parte do calendário de muitas cidades e vilas por toda a Europa e também noutros continentes. Esta semana, e este dia, pretendem ser um incentivo à mudança de comportamentos a favor da mobilidade ativa, utilização de transportes públicos e de soluções de transporte limpas e inteligentes. O tema para 2023 é Economize energia.

Para além da sensibilização relativa ao ambiente e à mobilidade, atualmente, é imperioso sensibilizar para a necessidade de economizar energia. Porque vivemos uma crise económica e uma crise energética.

Em Aveiro, Associações e Cidadãos, sensibilizam para a defesa do espaço público. Livre de automóveis, de ruído e de poluição. Sensibilizam para a mobilidade suave. Usufruir da cidade a pé ou de bicicleta. Sensibilizam para a poupança energética. Pondo de lado os combustíveis fósseis.

Numa atitude de grande coerência, em 2023, o Município não comemora o Dia Europeu sem Carros. O atual executivo municipal PSD-CDS não sensibiliza para o ambiente e para a mobilidade porque ele próprio não está sensibilizado para os mesmos.

Dia Sem Carros, Aveiro (arquivo).

Mas nem sempre foi assim em Aveiro, e não tem de continuar a ser. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, fica uma imagem do agora, Aveiro a 22.09.2023 e de Aveiro no mesmo dia em 2000. Isto foi antes, mas pode voltar a ser assim.

 

 

* Presidente da Comissão Política Concelhia de Aveiro.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.