“SAUD´Aveiro – Saúde na Praça”

211
Cardiologia.

A Câmara Municipal de Aveiro assinala, na próxima sexta-feira, dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração no âmbito do programa “SAUD´Aveiro – Saúde na Praça”, que acontece na Praça do Mercado Manuel Firmino, durante todo o dia, entre as 10h30 às 17h00.

Esta iniciativa, este ano sob o lema “Cuidar do Coração é a Tua Missão”, é organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, Centro Hospitalar de Aveiro Vouga, Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga e Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

Ao longo do dia estão previstas várias atividades que têm como objetivo proporcionar momentos de aprendizagem e sensibilização para toda a população. Assim, quem se deslocar à Praça do Mercado Manuel Firmino, entre as 10h30 e as 17h00, tem ao seu dispor um Quiz – com a temática “O que diz o teu coração”, sessões de Mindfulness, leitura de rótulos, demonstrações de suporte básico de vida, entre outras.

“Coisas do Coração” é outras das ações previstas e consiste numa conversa com doentes coronários reabilitados e um médico que irão partilhar os seus testemunhos e vivências.
“Exercício e Alimentação Cuidam do Coração” tem como objetivo promover a adoção de estilos de vida saudáveis. Nesse âmbito serão promovidos passeios de Buga pela ciclovia da Avenida Dr. Lourenço Peixinho e um showcooking de batidos de fruta e vegetais.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Coração será apresentado o projeto “Mexe o Teu Coração” que tem como objetivo, em parceria com associações desportivas locais, promover atividades de caminhada/marcha através dos percursos pedonais existentes na cidade, onde se localizam os Circuitos de Manutenção.

Neste dia 29, o “SAUD´Aveiro – Saúde na Praça” contará também com a presença da Delegação de Aveiro da Cruz Vermelha Portuguesa que irá realizar workshops de Primeiros Socorros Psicológicos, medições dos valores de glicémia e tensão arterial e a divulgação dos projetos RIS (comportamentos de risco) e Emília (combate a solidão e o isolamento dos idosos através da estimulação cognitiva, sensorial/emocional e motora).

O Programa “SAUD´Aveiro – Saúde na Praça” consiste num conjunto de atividades que se têm efetuado no decorrer da última década, através de ações de rastreios na área da saúde, de promoção de estilos de vida saudável e prevenção de doenças e o aumento da literacia em saúde da população em geral.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.