Evento de celebração final do LABIC Aveiro

655
Foto do Labic Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

TO BE CONTINUED é o nome do evento de celebração final do LABIC Aveiro, laboratório de cidadania intercultural, que vai acontecer este sábado, pelas 17h, na Casa do Estudante da AAUAV.

Trata-se de um projeto financiado pelo programa Portugal Inovação Social que visa contribuir para a integração académica, social, cultural e profissional dos jovens estudantes africanos que residem em Aveiro, sobretudo os da Universidade de Aveiro.

Após um ano de trabalho intenso, no qual foram desenvolvidas várias tarefas de diálogo, conhecimento e ação, que conduziram à implementação de seis projetos de inovação comunitária (PIC), há um caminho novo para os 36 jovens proponentes dos PIC e para os mais de 1.000 participantes nos vários eventos e atividades realizados.

Durante estes meses, foi possível experimentar a integração social e cultural através das artes, do desporto e do acolhimento, mostrando como os diálogos, as expressões artísticas e os convívios aproximam e criam sentido de pertença. Foram também construídas pontes para uma integração académica, através de modelos de colaboração e interajuda em domínios essenciais do conhecimento e da aprendizagem – do uso do computador, ao ensino do português de Portugal – matérias essenciais para prevenir o abandono escolar. Por último, foi possível validar como a gastronomia e o empreendedorismo africanos podem ser uma inspiração para novas respostas de empregabilidade e de integração profissional.

O resultado do trabalho produzido pelos jovens africanos lusófonos com jovens portugueses e de outras nacionalidades enche de orgulho os parceiros deste projeto pois ilustra o potencial do trabalho de inovação social e cívica que os laboratórios permitem criar, oferecendo novas respostas para os problemas societais complexos, como é o da integração de migrantes (no caso, temporários, por serem estudantes internacionais) em novos contextos sociais e académicos. A razão do sucesso alcançado está no papel central destes jovens enquanto protagonistas do seu futuro.

A Gala final do LABIC Aveiro tem o nome sugestivo – TO BE CONTINUED, uma referência escolhida pelos jovens organizadores como um apelo de continuidade que enviam às entidades parceiras e promotoras deste projeto – Universidade de Aveiro, Fundação Aga Khan, Associação Mon na Mon, AIDA Câmara de Comércio e Indústria e, ao mesmo tempo, um agradecimento ao investidor social, Grupo Prifer e à entidade financiadora, Portugal Inovação Social.

Mais informações em https://www.instagram.com/labicaveiro/

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.