Estudantes detidos por roubar outros jovens ficam em prisão preventiva

4109
PSP (foto de arquivo).

Os dois jovens estudantes detidos pela PSP de Aveiro por suspeitas de pelo menos 11 roubos com arma branca na cidade ficaram a aguardar julgamento em prisão preventiva, informa aquela força policial em comunicado.

Os detidos foram presentes ao início da tarde a juíz de instrução criminal, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação mais pesada.

O Comando Distrital de Polícia de Aveiro dá conta que agentes da Esquadra de Investigação Criminal fizeram as detenções dos rapazes de 16 e 18 anos anteontem, pelas 20:30, no cumprimento de mandados de detenção, fora do flagrante delito.

“Alegadamente, nos últimos três meses, os jovens praticaram o crime de roubo contra estudantes universitários e do ensino secundário, em vários locais desta cidade (Rua Dr. Mário Sacramento, Av.ª Artur Ravara, Parque Infante D. Pedro, Av.ª Dr. Lourenço Peixinho, Bairro do Liceu, Forca, Cais da Fonte Nova e zona envolvente da Praça do Peixe)”, refere a nota de imprensa.

Os suspeitos, “para a consumação de alguns dos roubos, empunhavam facas e navalhas, com as quais coagiam as vítimas a entregar o dinheiro e outros bens na sua posse, bem como os obrigavam a deslocar-se a caixas de multibanco, para procederem ao levantamento de quantias de dinheiro.”

A prática destes ilícitos, como sublinha a PSP, “estava a criar um alarme social na comunidade aveirense, em especial nos alunos que tinham de transitar pelos referidos locais.”

“Após várias diligências de investigação” foi possível reunir “as provas necessárias que diretamente os responsabilizaram pela prática de 11 crimes da mesma natureza.”

A par das diligências de investigação desenvolvidas, a PSP adianta que reforçou as ações de prevenção e vigilância nos locais indicados, “através do destacamento de equipas policiais, fardadas e à civil, com vista a garantir a segurança da comunidade estudantil e procurar a interceção dos suspeitos.”