Câmara já tem o estudo de trânsito e estacionamento na zona do Rossio

3757
Concurso de ideias para requalificação do Rossio, Aveiro.
Comercio 780

Os trabalhos de prospeção arqueológica no jardim do Rossio, no centro de Aveiro, arrancam, em pleno, na próxima semana, informou o presidente da autarquia.

Ribau Esteves falava na reunião pública do executivo camarário, esta quinta-feira à tarde, durante o período antes da ordem do dia.

A prospeção arqueológica, que tem sido preparada nos últimos dias, pretende verificar a possibilidade de destapar eventuais ruínas que ainda existam no subsolo da antiga igreja de São João, dando-lhe visibilidade como elemento histórico.

A proposta foi apresentada pelo gabinete de arquitectos que venceu o concurso de ideias para a construção de uma praça ajardinada com cave de estacionamento.

O edil adiantou que já está na posse do primeiro relatório do estudo de tráfego e estacionamento, encontrando-se agora “em análise” pelos serviços camarários.

Já o estudo geotécnico, tido como “fundamental” para a decisão de instalar o parque subtterrâneo, ainda se está em curso no terreno.

Sem adiantar um prazo, Ribau Esteves relembrou que quando os estudos estiverem concluídos será possível avançar para uma primeira versão do estudo prévio e submetê-lo a debate “antes de partir para fase de elaboração do projeto de execução.”

Artigo relacionado

‘Juntos pelo Rossio’ exigiu explicações, presidente da Câmara remete para depois do estudo prévio