Estarreja: 105 mil euros para ajudar IPSS e bombeiros nas despesas da pandemia

989
Paços de Concelho, Estarreja.

A Câmara de Estarreja vai transferir apoios financeiros no valor de 105 mil euros para Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho que têm lares de idosos, assim como para os bombeiros no âmbito da pandemia de Covid-19.

A decisão foi tomada na reunião do executivo camarário a que preside Dimantino Sabina realizada esta quinta-feira.

75% dos subsídios serão transferidos no imediato para as 15 instituições beneficiárias. Os restantes 25% irão ser pagos até ao final deste ano.

A edilidade ajuda, desta forma, as IPSS, que, mesmo confrontadas com despesas excecionais para fazer face às exigências de saúde pública, nomeadamente de equipamentos de proteção individual e desinfectantes, nunca deixaram de prestar cuidados diretos aos seus utentes.

Além do mais, algumas, como os lares, tiveram de assumir novas respostas, com o reforço de equipas e contratações em diversas áreas, o que teve “impacto significativo” na situação financeira das instituições como não era previsto.

A Câmara justifica as ajudas ainda com a necessidade de continuar a a assegurar durante a fase de desconfinamento que as estruturas e equipamentos garantem a segurança dos utentes, nomeadamente nos lares durante as visitas de familiares. Importa, também, “prever a possibilidade do surgimento de novos surtos de infeção”.

Por último, é destacado ainda o “papel essencial” desempenhado pelos bombeiros locais, igualmente “com reflexos muito significativos no seu orçamento”.

Publicidade, Serviços & Donativos