Estacionar em Aveiro, sem moedas nem talões, com a app Via Verde Estacionar

5635
Imagem Via Verde.

A aplicação Via Verde Estacionar, para pagamento do estacionamento de superfície, está disponível no município de Aveiro e continua assim o seu plano de expansão, alargando a oferta na região Centro.

Só neste município, o Via Verde Estacionar abrange 2.754 lugares de estacionamento de superfície e compreende, até ao momento, mais de 134 mil lugares em todo o país.

O Via Verde Estacionar é uma aplicação de cobertura nacional, já disponível em 26 municípios, que chegou para simplificar o pagamento do estacionamento de rua aos seus utilizadores ao dispensar o uso de moedas, de talões e de pré-carregamentos.

Numa altura em que, devido ao atual contexto da pandemia de COVID-19, é recomendado evitar-se pagamentos em numerário, esta aplicação reafirma-se como uma solução cómoda, segura e simples para a utilização de estacionamento. Desta forma, o cliente evita também o contacto com as máquinas de pagamento.

Para Pedro Mourisca, CEO da Via Verde, “o contexto atual reforça, mais do que nunca, o valor estratégico dos meios de pagamento contactless, como é o caso do Via Verde Estacionar. Esta App permite que os utilizadores paguem o estacionamento de rua sem recurso a moedas, talões e sem sequer tocarem nas máquinas de pagamento. Não requer pré-carregamentos, nem é necessário ter um identificador Via Verde. Basta instalar a aplicação. É uma solução cómoda, segura e simples, que permite que o utilizador pague apenas o valor equivalente ao tempo que esteve estacionado. O cliente pode antecipar ou prolongar o tempo de estacionamento sem ter de se deslocar junto do parquímetro.”

A expansão do serviço de estacionamento de rua é uma forte aposta da Via Verde e enquadra-se numa estratégia mais alargada de cooperação com os diferentes operadores de mobilidade e de estacionamento dos municípios, como é o caso da Câmara Municipal de Aveiro.

O objetivo é chegar a todas as capitais de distrito do país. “Depois de atingirmos uma forte taxa de cobertura da Grande Lisboa e Porto, a nossa prioridade é agora reforçar a presença do Serviço em todas as capitais de distrito e principais centros urbanos do país. Este é um plano de prioridades, mas a nossa ambição é tornar a utilização do Via Verde Estacionar verdadeiramente universal, alargada a todas as operações de estacionamento de rua”, reconhece Pedro Mourisca.

Até ao momento, o Via Verde Estacionar está presente nos seguintes municípios: Aveiro, Amarante, Braga, Bragança, Espinho, Maia, Penafiel, Porto, Vila Real, Vila Nova de Gaia, Almada, Amadora, Cascais, Figueira da Foz, Leiria, Lisboa, Loures, Oeiras, Pombal, Sintra, Torres Vedras, Lagos, Loulé, Portimão, Tavira e Vila Real de Santo António, incluindo Monte Gordo.

“Uma das grandes vantagens da Via Verde é a sua universalidade, ou seja, com uma única App, o Cliente pode fazer o pagamento do estacionamento de rua em qualquer município onde o Via Verde Estacionar está disponível. Contamos hoje com uma abrangência bastante alargada e com objetivos que nos farão passar dos atuais 26 municípios para muitos mais nos próximos tempos. E esta vantagem é reconhecida não só pelos clientes, como também pelos Operadores, pelo que, à medida que a nossa cobertura aumenta, assiste-se a um fenómeno equivalente ao registado nos parques com cancela, em que o serviço Via Verde passa de um “nice to have” para um “must have”, explica o CEO da Via Verde.

O Via Verde Estacionar tem como principais vantagens ser um serviço de pagamento de estacionamento de rua simples, cómodo e seguro, baseado numa app para smartphone que não exige o uso do identificador Via Verde, permitindo pagar apenas o tempo efetivamente utilizado para estacionamento e em total segurança.

Através da app, que é gratuita, o cliente poderá ainda antecipar ou prolongar o tempo de estacionamento sem ter de se deslocar junto do parquímetro e até localizar o veículo apenas com o seu smartphone. Ao usar esta aplicação, tem ainda a possibilidade de estacionar múltiplas matrículas e consultar o histórico de utilizações. Na prática, o sistema simplifica muito o processo, quer para os habitantes dos municípios onde a app já está disponível, quer para os visitantes.

Mais informações

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação institucional ou não jornalística, nomeadamente o canal ‘Comunicados’, assim como informação útil, promoções comerciais ou inclusão de referências publicitárias, como é o caso deste artigo, utilizando os canais ‘Iniciativas’, ‘Roteiro’ e ‘Aveiro Work Point’ »» ler estatuto editorial

Publicidade, Serviços & Donativos