Acampamento municipal junta CNE e Escoteiros em S. Jacinto

1941
S. Jacinto, Aveiro.
Comercio 780

Aproxima-se a segunda edição do Acampamento Municipal de Escuteiros de Aveiro – “ESCUTAMA 2019”.

Os agrupamentos locais do Corpo Nacional de Escutas – CNE (ramo católico) e de Escoteiros juntam-se de 18 a 20 de outubro, mais uma vez, no Centro Nacional de Formação Ambiental de São Jacinto.

O executivo municipal deliberou aprovar um apoio financeiro à Junta Regional de Aveiro do CNE, de 25 € por participante, prevendo-se a inscrição de 854 participantes e um investimento máximo de 21.350€.

Segundo uma nota de imprensa camarária, o ESCUTAMA apresenta-se com o lema “Abraço à Ria”, tendo como “principal finalidade a divulgação da história de Aveiro, reforçando a identidade dos mais Jovens enquanto Aveirenses, assim como a preservação do meio ambiente, visando a mobilização dos Cidadãos utilizando os Escuteiros como um instrumento de intervenção junto da Comunidade Aveirense”.

O ESCUTAMA vai integrar várias ações no seu programa, das quais se destaca a realização de atividades em parceria com o Regimento de Infantaria n.º10, a exploração da área urbana (marginal frente-Ria, acesso público ao Molhe Norte da Barra de Aveiro) e da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

No município de Aveiro o movimento escutista envolve cerca de 850 jovens distribuídos por 10 Agrupamentos de Escuteiros que desenvolvem de forma permanente a sua atividade nas comunidades em que se encontram inseridos, sendo que o ESCUTAMA integra este ano também o Agrupamento de Escoteiros existente no município.

Alterações agradam ao PS

O PS, através do vereador do Manuel Oliveira de Sousa, salientou, aquando da última reunião pública, “as alterações” ao figurino da primeira edição, alargando a participação “a mais jovens”, como reclamado em 2018. “Dissemos, na altura, que seria importante e continuamos a insistir em incluir outros jovens ou grupos nesta dinâmica de formação e educação ambiental”.

O Centro Nacional de Formação Ambiental é visto pela Câmara como “uma importante valência existente no município, de âmbito Nacional e Europeu, dinamizando atividades de relevância na sensibilização e formação ambiental e social”.

A estrutura “necessita de uma requalificação a curto prazo, contribuindo este acampamento municipal para a promoção do Centro e sua futura melhoria para a qual a CMA assumiu o compromisso de investir num plano em estudo a acordar com o Corpo Nacional de Escutas”.

Ribau Esteves, presidente da Câmara, adiantou que os contactos com os escuteiros nesse sentido podem ser selados com a direção nacional do CNE “proximamente”, garantindo o financiamento necessário para a execução das obras. Esclareceu, ainda, que não está ‘em cima da mesa’ a municipalização do recinto.

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780