Feira: Call para direção artística em criação conjunta

1128
Espectáculo infantil 'Hojas al viento'.

No âmbito da geminação entre Santa Maria da Feira e Joué-lès-Tours, os municípios parceiros abrem, até 30 de setembro, uma Call para uma cocriação artística pluridisciplinar, coordenada e dirigida por um profissional da Feira e um da Área Metropolitana de Tours. O tema é o Mito e está inserido na 20.ª edição do Imaginarius.
 
A cocriação artística pluridisciplinar, intercultural e intergeracional, imaginada para o espaço público, será um trabalho conjunto envolvendo artistas profissionais e amadores, bem como as populações de cada um dos territórios, à volta do tema Mito – “a base das identidades coletivas, marca a história, a memória, a vida quotidiana, a cultura popular, a contracultura…”.

A Call para codiretor artístico desta criação conjunta tem candidaturas abertas até 30 de setembro, com os seguintes requisitos: ser profissional das artes performativas; residência nos territórios respetivos; experiência na implementação de criações artísticas pluridisciplinares; formação académica ou profissional de encenação e direção de projetos artísticos; interesse por projetos coletivos que reúnam diferentes disciplinas, culturas, gerações, públicos; e inspiração pelo tema Mito, assim como por questões ligadas à história, identidade, património e cultura.

As propostas devem ser enviadas para os e-mails [email protected] e [email protected], acompanhadas dos seguintes documentos: carta de intenção, definindo a motivação do candidato perante o projeto; e curriculum artístico, comprovando a experiência artística e profissional na área. A seleção será feita pelas entidades promotoras, após leitura das propostas e entrevistas aos candidatos. O candidato selecionado recebe uma bolsa no valor de 3969€ para redação, encenação, residências, supervisão e performances.

O projeto de cocriação artística e colectiva pluridisciplinar surge no âmbito da geminação existente entre os municípios de Santa Maria da Feira e Joué-lès-Tours, estabelecendo-se uma parceria colaborativa entre o Imaginarius Centro de Criação (ICC) e o 37ème Parallèle – Fabuleuse Manufacture de spectacles vivants. A codireção artística será composta por um profissional de Santa Maria da Feira e outro do território de Tours Métropole, responsáveis por todo o processo de conceção, coordenação artística e implementação.

A criação final será apresentada na 20.ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua em Santa Maria da Feira, de 28 a 31 de maio de 2020, e no Festival Internacional de Artes de Rua ‘Les Années Joué’, em Joué-lès-Tours, de 5 a 7 de junho de 2020. O objetivo é fomentar a cooperação entre os agentes culturais, operacionais, técnicos e instituições dos diferentes territórios e câmaras municipais envolvidos.

O projeto é promovido pelo Município de Santa Maria da Feira e Município de Joué-lès-Tours, através dos festivais de teatro e artes de rua que coordenam, bem como dos centros de criação artística ligados às artes perfomativas, ICC e 37ème Parallèle.

Publicidade, Serviços & Donativos