Empreendedorismo: Duas dezenas de projetos com apoios em Anadia

1059
Município de Anadia.
Comercio 780

Prestes a comemorar um ano de vigência, o programa de apoios ao empreendedorismo, implementado pelo Município de Anadia contemplou 21 projetos.

As Normas de Execução para a Atribuição de Benefícios Fiscais e Apoios Municipais no âmbito do Regulamento “Invest em Anadia” foram aprovadas a 7 de fevereiro de 2018 e, desde essa altura já contemplaram, neste 1º ano de existência, 21 candidaturas, que correspondem a 21 novos estabelecimentos/negócios em laboração no concelho de Anadia, com as consequências positivas para a economia local.

A percentagem de rejeição de candidaturas, por falta de enquadramento e cumprimento de requisitos é considerada pelo vereador Ricardo Manão como “diminuta”. O município tem em análise mais nove novas candidaturas, das mais variadas áreas.

Para além da atribuição dos benefícios, a Câmara faz ainda o acompanhamento dos beneficiários, no sentido de verificar o curso do seu negócio, nomeadamente se continuam a cumprir os requisitos previstos para a concessão dos apoios e isenções.

Informática, florista, comércio de duas rodas, serviços florestais, educação, eletricidade e manutenção industrial, restauração, estética e barbearia, construção civil, vida saudável, desporto, serviços especializados de contabilidade e mediação imobiliária, vestuário e lavandaria foram, até ao momento, as áreas de negócio contempladas com os benefícios camarários.

Um dos objetivos futuros deste programa de apoios municipais passará “pela aplicação de benefícios fiscais às empresas de carácter industrial que estamos a captar para as nossas zonas industriais”, uma das quais se encontra em fase de ampliação. Por outro lado, adianta que está também em curso “a criação de uma zona industrial de grandes áreas para colmatar a insuficiência de zonas de localização empresarial face à procura, pelo que esperamos, naturalmente que o programa “Invest em Anadia” tenha ainda mais sucesso”.

Centro Empresarial do Concelho de Anadia

Estão previstas novas ações para dinamizar o empreendedorismo, especialmente no Curia Tecnoparque, futuro ‘Centro Empresarial do Concelho de Anadia’, com novos serviços e novas valências para “beneficiar não só as empresas que estejam na Incubadora, mas também o tecido empresarial instalado” em Anadia.