Dragagem de 17 cais da Ria em concurso público por 3,5 milhões de euros

1733
Dragagem da Ria de Aveiro.
Comercio 780

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) lançou esta quarta-feira a concurso público uma empreitada para proteger as margens da Ria de Aveiro e ajudar na redução da erosão costeira, intervenção complementar à grande operação de desassoreamento executada pela Polis Litoral Ria de Aveiro.

Segundo o anúncio, os trabalhos têm como preço base 3,5 milhões de euros, abrangendo os concelhos de Ovar, Murtosa, Estarreja, Ílhavo e Vagos.

Preparada há cerca de dois anos, a obra de “Proteção das margens da Ria e redução da erosão costeira com sedimentos provenientes das dragagens das bacias de 17 cais da Ria de Aveiro” tem um prazo de execução previsto de oito meses.

A apresentação de propostas pelas empresas interessadas tem de ser feita no prazo de 20 dias.

Depois de receberem ‘luz verde’ do Governo e assegurados apoios financeiros, os municípios da CIRA avançaram com o projeto da obra que veio a receber parecer favorável das entidades envolvidas, nomeadamente da Agência Portuguesa do Ambiente.

Uma intervenção complementar da grande empreitada de desassoreamento (transposição de sedimentos para optimização do equilíbrio hidrodinâmico) executada pela sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro.

A proteção da Ria e reposição do equilíbrio na dinâmica sedimentar ao longo da costa será executada através do reforço das praias e das margens ameaçadas pelas cheias com sedimentos provenientes de desassoreamento das bacias dos cais.

Objetivo da operação

O projeto prevê a implementação de ações de desassoreamento das bacias dos cais da Ria de Aveiro para locais onde haja défice sedimentar (deriva litoral) ou para reforço de margens, permitindo assim uma otimização do equilíbrio dinâmico da Ria.

Cais a desassorear

Ovar

Cais do Carregal
Cais da Pedra
Cais da Tijosa
Cais do Puchadouro

Estarreja

Cais da Bulhas
Cais da Ribeira da Aldeia
Cais das Teixugueiras

Murtosa

Cais da Ribeira do Gago
Cais da Bestida
Cais do Bico
Cais da Cambeia
Cais da Boca da Marinha

Ílhavo

Cais da Malhada
Cais da Folsa Velhas
Cais da Bruxa

Vagos

Cais da Quinta do Ega
Cais das Folsas Novas

» A operação é suportada a 100% com fundos da iniciativa de Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU).

» O projeto inicial previa a dragagem de 22 cais, mas, por razões de prazos da candidatura a financiamento, foram retirados cinco que carecem de estudo de impacto ambiental.

Ovar recebeu obra de emergência

Em 2021, a Polis Litoral executou trabalhos de emergência para reforço das motas de proteção na Tijosa e Marinha, em Ovar, executadas numa extensão de cerca de 8 km onde foram colocados 50 mil metros cúbicos de sedimentos provenientes dos canais de Ova para defender os campos agrícolas, regularmente inundados pelas águas salobras.

Artigos relacionados

Dragagem complementar de 24 cais da ria avança para a fase de projeto

CIRA prepara candidatura para reforçar margens dos canais da Ria

Desassoreamento da Ria de Aveiro: Obra polémica é criticada pela população

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780