CIRA prepara candidatura para reforçar margens dos canais da Ria

1313
Dragagem na Ria de Aveiro, zona da Murtosa.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) está a tentar garantir apoios financeiros tendo em vista o reforço das margens da Ria de Aveiro que se encontram danificadas pela força das marés, permitindo a invasão dos campos por águas salgadas.

A operação em perspetiva pelas autarquias prevê o recurso aos sedimentos provenientes da grande empreitada de dragagens das bacias de vários cais que tem vindo a ser executada ao longo dos últimos meses.

A CIRA preparava no início deste ano uma candidatura no seguimento da publicitação de um aviso do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para “elaboração de estudos e projetos para intervenções de proteção do litoral”.

Na prática, os municípios pretendem uma “extensão” da empreitada de ‘transposição de sedimentos para optimização do equilíbrio hidrodinâmico’ que permita a proteção de margens e redução da erosão costeira com dragados .

A Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC) mostrou concordância com a proposta das Câmaras, seguindo-se o pedido de parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Objetivo da operação

» Implementação de ações de desassoreamento das bacias dos cais da Ria de Aveiro para locais onde haja défice sedimentar (deriva litoral) ou para reforço de margens, permitindo assim uma otimização do equilíbrio dinâmico da Ria.

Bacias dos cais a desassorear

» Ovar: Cais da Pedra, Cais do Puchadouro, Praia da Azurreira, Praia do Areínho, Cais da Tijosa e Cais do Carregal; Estarreja: Cais da Ribeira da Aldeia, Cais das Bulhas, Cais das Teixugueiras, Cais do Esteiro de Veiros, Cais da Tabuada, Cais da Ribeira do Mourão e Cais do Nacinho; Murtosa: Cais da Bestida, Cais do Bico, Cais da Cambeia, Cais da Ribeira do Gago e Cais da Boca da Marinha; Ílhavo: Porto de Pesca da Costa Nova, Gafanha da Encarnação/Bruxa (área dedicada a pesca) e Cais da Malhada; e Vagos: Cais dos Moliceiros/ Folsas Novas.

Artigos relacionados

Ovar / Dragagens na Ria: Câmara sem meios, nesta fase, para atender pedido dos agricultores da Marinha

Empreitada de desassoreamento na Ria de Aveiro na zona de Ovar

Retomados os trabalhos da empreitada de desassoreamento na Ria de Aveiro

Reforçados os meios em operação nos trabalhos de desassoreamento na Ria de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos