Dragagem complementar de 24 cais da ria avança para a fase de projeto

1303
Cais do Puchadouro, Ovar.
Comercio 780

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) abriu um concurso público para a elaboração de um projeto de execução de proteção das margens da ria e redução da erosão costeira.

A intervenção prevê o recurso a sedimentos provenientes das dragagens das bacias dos cais da Ria de Aveiro atualmente em curso.

Segundo o edital publicado esta sexta-feira em Diário da República, o preço base para a elaboração do projeto é de 340.000 e o prazo de apresentação de proposta de 30 dias.

A CIRA avançou com uma candidatura no seguimento da publicitação de um aviso do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para “elaboração de estudos e projetos para intervenções de proteção do litoral”.

Um procedimento destinado a abranger 24 cais que não foram intervencionados na obra geral de desassoreamento em curso.

Na prática, os municípios pretendem uma “extensão” da empreitada de ‘transposição de sedimentos para optimização do equilíbrio hidrodinâmico’ que permita a proteção de margens e redução da erosão costeira com dragados.

Ao mesmo tempo, alguns municípios, como a Murtosa, Ovar e Ílhavo, avançaram já com intervenções de desassoreamento por sua conta, mais localizadas, em articulação com a Agência Portuguesa de Ambiente (APA). No caso do município vareiro, serve também para repor muros dos cais.

Artigos relacionados

Dragagens de manutenção no cais dos pescadores da Costa Nova

Ovar: Intervenção nas margens do cais do Puchadouro com apoio financeiro

Obra de 933 mil euros para dotar porto de abrigo da Torreira de melhores condições

CIRA prepara candidatura para reforçar margens dos canais da Ria

Polis promoveu visita à ‘frente de obra’ no projecto de desassoreamento na Ria de Aveiro

Publicidade, Serviços & Donativos