Dois dias de “Castelo Assombrado” com programa de domingo dedicado às crianças

619
“Castelo Assombrado”, Feira.
Dreamweb 728×90 – Video I

A festa de Halloween das escolas regressa ao “assombrado” Castelo da Feira nos dias 27 e 31 de outubro. Serão duas noites de encanto e misticismo, com personagens de lendas e contos fantásticos, que vão povoar espaços emblemáticos do ex-libris feirense.

Este ano, o programa reserva um dia especialmente dedicado às crianças (sábado, 27 de outubro), com um horário e programa de animação ajustados ao público infantil.

Mais uma vez, a comunidade escolar tem um forte envolvimento na dinamização deste evento, que é já uma referência no calendário de celebrações do Halloween. A encenação e animação está a cargo do Projeto Alquimia, com a participação ativa dos alunos do Curso Profissional de Animador Sociocultural do Agrupamento de Escolas Coelho e Castro, de Fiães. Também as crianças do pré-escolar e 1º ciclo de todo o concelho se associaram ao evento. Na Praça de Armas do Castelo estarão expostos os trabalhos do concurso de Caldeirões, elaborados pelos alunos que frequentam os programas de acolhimento e prolongamento (Atividades de Animação e Apoio à Família e Componente de Apoio à Família).

Percurso “Doçuras e Travessuras”

No sábado, 27 de outubro, pelas 16h30, antes de subirem para o Castelo, crianças e pais podem participar no percurso “Doçura ou Travessura”, com início na Praça Gaspar Moreira. O desafio é um périplo pelas habitações, bares e cafés do centro histórico, apelando ao espírito de participação e envolvimento nas celebrações do Halloween.

Este evento, organizado pelo Município de Santa Maria da Feira, Projeto Alquimia e Agrupamento de Escolas Coelho e Castro, é dirigido a crianças dos diferentes níveis de ensino do concelho de Santa Maria da Feira e a toda a comunidade. A Comissão de Vigilância do Castelo, FapFeira e Grande Sábio apoiam a iniciativa.

O objetivo é sensibilizar os participantes – crianças e adultos – para as diversas origens e tradições em torno da mítica festa do “Dia das Bruxas”, que comemora o início da estação da escuridão.
As crianças das escolas que aderiram ao concurso de Caldeirões têm entrada gratuita, juntamente com os pais. Para os restantes visitantes, o acesso ao castelo requer um bilhete.