Amigos da Pateira do Carregal premiados no Festival de Espantalhos de Portugal

2321

A Associação de Amigos do Parque da Pateira do Carregal, em Aveiro, conquistou o primeiro prémio na categoria ‘Concelho’ atribuído pelo 1º Festival de Espantalhos de Portugal, que teve lugar em Oliveira de Azeméis.

“Foi com muito prazer que colaboramos com a exposição de uma bateira com o ‘pescador espantalho’ típico da nossa zona ribeirinha no evento”, cometeu Lino Neves, um dos mentores da coletividade com sede em Requeixo, contígua à maior lagoa natural da Península Ibérica.

A presença no 1º Festival de Espantalhos de Portugal deveu-se ao desafio lançado pela sua mentora, Conceição Ferreira, que tem ajudado, desde há vários anos, a manter a tradição antiga dos ‘espanta-pássaros’ colocados nos campos agrícolas para proteger a sementeiras.

A Associação de Amigos do Parque da Pateira do Carregal tem cerca de quatro anos. Os seus sócios são conhecidos pelos “camisolas amarelas” cumprindo várias tarefas voluntárias “para zelar e manter vivo para a natureza” o parque ribeirinho, além de promover iniciativas de ordem social, cultural e recreativa.

A realização de ‘tapetes em flor’ é uma das suas atividades mais conhecidas. No ano passado, organizou uma exposição de espantalhos com mais de uma centena de exemplares inspirados na iniciativa que em tempos aconteceu em Macinhata da Seixa pela mãode Conceição Ferreira.

A associação levou até ao Carregal os participantes para a “Caminhada Francisca OAZ”. O parque passou a acolher uma ‘Francisca’ construída pelas mãos de Conceição Ferreira, que é também autora do livro “Francisca OAZ – A Espanta Pássaros’.