Defesa da Honra dos Autarcas da CI Região de Aveiro / viagem ao Dubai

1758
Comitiva da CIRA recebida pelo Embaixador de Portugal nos EAU.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) emitiu duas notas de imprensa sobre a viagem dos membros do seu Conselho Intermunicipal e Secretário Executivo, ao Dubai, nos dias 17 e 23 de março 2022.

Artigo relacionado

Autarcas da CIRA visitaram Expo Dubai e aproveitaram para dar a conhecer a região de Aveiro

A CIRA prestou informação pública com toda a transparência desta sua iniciativa, quer antes quer depois da sua realização, sendo que a repercussão noticiosa dessas notas de imprensa foi muito reduzida, cingindo-se aos Órgãos de Comunicação Social de âmbito mais local em Aveiro. Nenhum dos Órgãos de Comunicação Social publicou qualquer uma das quatro fotos que foram enviadas na nota de imprensa de 23MAR22.

Entendeu o jornal “Inevitável” na sua edição do dia 23MAR22 publicar, sob o título “Autarcas participam em viagem das Arábias” e com destaque de capa e notícia principal, uma foto registada ao final da tarde no deserto do Dubai, no último dia da viagem (dia 22), num momento de convívio e de descontração que sempre existem em viagens e no dia-a-dia do nosso trabalho e do trabalho das pessoas em geral, utilizando essa foto para denegrir a imagem dos Presidentes de Câmara da CIRA com uma especial incidência para com o Presidente da CIRA e da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, pelo facto de ter assumido publicamente estar a ponderar uma candidatura a Presidente do PSD, num ataque pessoal e político sem sentido e despropositado.

A notícia do jornal “Inevitável” – que ignorou totalmente o programa e contactos que realizamos – e em especial a referida foto, foi multiplicada nas redes sociais num processo lamentável de tentativa de prejudicar a boa imagem pública dos Autarcas da CIRA.

Entendeu o jornal “Correio da Manhã” na sua edição de 28MAR22 utilizar a mesma foto do jornal “Inevitável” (com destaque de capa), embora dando notícia sobre viagens ao Dubai de Autarcas de outras Comunidades Intermunicipais e Câmaras do País, e faltando à verdade com a referência de que “Ribau Esteves não respondeu ao CM sobre as despesas de Aveiro”. A verdade é que não foi colocada a Ribau Esteves, nem pelo CM nem por qualquer outro Órgão de Comunicação Social, qualquer pergunta sobre essa matéria.

A viagem dos Autarcas da CIRA custou 1.930 euros cada (o valor inclui voo, hotel, transferes, transportes no Dubai, acompanhamento de guia, visitas com entrada paga como a da Expo Dubai 2020 e a maioria das refeições), tendo cada Câmara Municipal contratado e assumido a despesa da viagem do seu Presidente, a Câmara de Aveiro assumiu também a despesa da viagem do Chefe de Gabinete do Presidente e a CIRA assumiu a despesa do seu Secretário Executivo. Em despesas adicionais (refeições) não incluídas no valor acima referido, com referência aos 13 integrantes da comitiva, a CIRA assumiu o encargo de 1.251 euros.

Entendem os Presidentes de Câmara da CIRA dar nota pública do seu protesto pela utilização mal intencionada da referida foto e pela incorreção de notícias que apenas pretendem afetar a sua boa reputação pública, não informando sobre o essencial do programa desta ação, fazendo-o por esta via em defesa da sua honra e do seu bom nome.

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780