Curiosidades do património natural luso

2168
Foto de Jorge Nunes.
Comercio 780

Será que conhecemos as nossas espécies animais e vegetais mais emblemáticas?

Por Jorge Nunes *

O novo livro “Descobrir Portugal Natural – Da selva urbana à natureza selvagem” revela curiosidades do património natural luso.

Hoje vivemos num mundo onde o acesso à informação está banalizado, no entanto, por incrível que pareça, isso não tem contribuído para o aumento significativo da literacia científica e ambiental e do conhecimento que temos do nosso património natural.

Se acreditarmos na ideia difundida pelo ambientalista senegalês Baba Dioum de que apenas valorizamos e conservamos o que conhecemos, esta é uma situação bastante preocupante.

Tanto mais que o conhecimento e a proteção dos valores naturais são considerados como pedras basilares da sustentabilidade, pois, como sabemos, a biodiversidade presta serviços imprescindíveis aos ecossistemas e, consequentemente, à humanidade.

Mas, afinal, o que é a biodiversidade? Será que conhecemos as nossas espécies animais e vegetais mais emblemáticas? Saberemos os valiosos serviços que nos prestam, as ameaças a que estão sujeitas e as medidas de conservação que exigem?

Esta obra propõe-se observar o meio natural com outros olhos, divulgando, ao longo de vários capítulos temáticos, o nosso vastíssimo espólio natural, onde se encontram algumas preciosidades biológicas que vale a pena conhecer e preservar.

O livro apresenta um conjunto de textos e fotografias cuidadosamente escolhidos que abrangem um vasto leque de ambientes e seres vivos, para dar a conhecer curiosidades e aspetos desconhecidos da natureza. Uma viagem deslumbrante pelo território nacional.

Foto de Jorge Nunes (Ria de Aveiro).

A maior utilidade desta obra é possibilitar a descoberta da fauna e da flora que existe em Portugal desde a porta de casa até aos locais mais recônditos do país. Curiosamente, muitas das espécies animais e vegetais também podem observar-se na região de Aveiro, desde o centro urbano aos campos agrícolas, passando pelas margens do rio Vouga e pela orla costeira.

Numa simbiose perfeita entre o texto e a imagem, este livro permite um aprofundamento dos conhecimentos biológicos ao mesmo tempo que proporciona deleite visual com as sedutoras formas e cores da natureza. Assim, tanto pode ser lido no conforto do lar como transportado para as atividades ao ar livre, servindo de mote para inúmeras e inesquecíveis descobertas.

Índice do livro:

· A selva urbana – as cidades são o lar de inúmeros animais bravios
· Últimos uivos – o maior carnívoro português
· Esculturas da natureza – orquídeas selvagens portuguesas correm perigo
· Caça ao cogumelo – espécies em risco devido à apanha desregrada
· Vigilantes do ambiente – os líquenes como inspetores da poluição
· Olha o passarinho! – mais de 500 espécies de aves em Portugal
· Guerra dos peixes – espécies exóticas invasoras ameaçam as nativas
· Invasoras silenciosas – as plantas exóticas infestam Portugal
· Vegetais gigantes – o mundo fascinante das árvores
· Majestosos herbívoros – ainda há grandes mamíferos nos bosques portugueses

https://www.facebook.com/descobrirportugalnatural

* Mestre em Biologia, professor e fotojornalista ([email protected]).

Desde há muitos anos, tem vindo a aliar os seus conhecimentos biológicos e a sua experiência de naturalista ao registo fotográfico das sedutoras formas e cores da natureza. Os seus temas fotojornalísticos vão dos minúsculos insetos aos majestosos mamíferos, não
esquecendo os problemas e desafios ambientais e a conversação da natureza, bem como a implementação de modelos civilizacionais mais racionais, saudáveis e sustentáveis. As raridades biológicas, as singularidades das plantas e dos animais e as magnânimas paisagens lusas não têm passado indiferentes ao seu olhar e sensibilidade estética.
O seu acervo fotográfico tem servido para ilustrar centenas de artigos e diversas obras, publicadas com a chancela de diferentes editoras. É autor, coautor e editor fotográfico de vários livros dedicados à divulgação do património natural português.

Publicidade, Serviços & Donativos