“Culto a Santa Joana” candidato a Património Cultural Imaterial

1182
Profissão de Santa Joana Princesa, Aveiro.

A Direção-Geral do Património Cultural abriu um período de consulta pública da proposta de inscrição do “Culto a Santa Joana” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

O projeto de decisão com base na candidatura submetida pelo Museu de Aveiro / Santa Joana tem a duração de 30 dias, desde a publicação em Diário da República, que aconteceu a 5 de maio.

A inscrição no Inventário Nacional permite dar garantias de salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Portugal, sendo uma “condição indispensável” para uma eventual candidatura à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade ou à Lista do Património Cultural Imaterial que Necessita de Salvaguarda Urgente.

Os elementos constantes do processo de inventariação do “Culto a Santa Joana” encontram-se disponíveis para consulta online no sistema de informação de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (http://www.matrizpci.dgpc.pt)

As observações em sede da presente consulta pública poderão ser apresentadas, de forma desmaterializada, através daquele sistema, podendo igualmente, em alternativa, ser endereçadas, em correio registado, à Direção-Geral do Património Cultural.

A Direção-Geral do Património Cultural irá decidir sobre o pedido de inventariação do “Culto a Santa Joana” no prazo de 30 dias após a conclusão do período da consulta pública.

Prática social, ritual e devocional

O “Culto a Santa Joana” é uma prática social, ritual e devocional constante e ciclicamente recriada em festas, solenidades e procissões, com significativo relevo na realização da Procissão de Santa Joana Princesa que acontece anualmente a 12 de maio. O culto a Santa Joana emerge da comunidade como um ato da esfera do religioso e do divino, expressando-se numa manifestação pública e coletiva, viva e ativa em Aveiro. Esta manifestação de culto coletiva singulariza-se pela participação ativa das pessoas residentes nas freguesias da Glória e Vera Cruz, no centro da cidade de Aveiro (mais informações).

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780